O Serviço Social
Por: luaareira • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 969 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 memorial do ensino fundamental e ensino medio 4
3 EXpectativas para o ensino superior 5
4 educação e pedagogia 6
- INTRODUÇÃO
Essa elaboração textual tem por objetivo incentivar a escrita, a leitura, entender a distinção entre pedagogia e educação e relatar memorias pessoais em relação a vida escolar e a passagem deste para o ensino superior.
- MEMORIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MEDIO
Meus pais sempre trabalhavam em zona rural, porem, sempre incentivava meus irmãos e eu aos estudos.Visando que não poderíamos estudar se morássemos com eles, fomos morar com meus avós que também moravam em zona rural só que a escola ficava cerca de oito quilômetros de distancia do sitio, meus amigos e eu íamos caminhando até chegar a escola, enfrentávamos os perigos das estradas porque era mata fechada.
A escola era horrível, tinha goteira, improvisávamos mesas e cadeiras, os professores faziam ou levavam merenda para as crianças, contudo, eram perfeitos quando se tratava de ensinar mesmo não tendo os recursos necessários.Nos anos seguintes, meus irmãos e eu fomos morar com os tios por ser mais perto da escola, continuei estudando na mesma escola e com os mesmos professores. Estudei nessa escola ate concluir o terceiro ano.
Com o passar do tempo sentia muita falta da minha mãe e não queria mais ficar distante dela, então ela pagava pra uma senhora cuidar de mim enquanto trabalhava. Minha mãe saía e ficavam uns dias fora de casa, e enquanto ela não estava eu era maltratada por essa senhora, passei fome, frio e era eu quem fazia os trabalhos domestico e por medo eu não contava para minha mãe. Quando minha mãe se deu conta eu já estava muito magra e doente.
Quando estava na quarta série deus colocou em nossas vidas uma pessoa muito importante que morava na cidade, minha mãe me deixou morar com ela e ate cursar a sexta serie. Ela me levava pra escola todos os dias e cuidava de mim como se eu fosse uma de suas filhas.Parei de estudar por alguns anos e quando vim a morar na cidade de Chupinguaia já era tudo mais fácil, mais organizado. Ao regressar na escola tive duas professoras que me ajudaram muito, Acellir Marinho e Clarice Lacerda, professora de língua portuguesa e matemática. Até conhecer a professora Clarice eu odiava matemática e ela simplificava tanto a matéria que aprendi a gostar, já a professora Acellir era rígida e com ela aprendi que temos obrigações que devem ser respeitadas, além de aprender muitas outras coisas.
Conclui o ensino fundamental enfrentando muitos desafios, sempre gostei de estudar, aprendi que o professor não esta ali apenas para ensinar uma matéria na sala de aula e sim para incentivar a nunca desistir de seus sonhos.
- EXPECTATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR
Ao concluir o ensino médio já tinha em mente optar por fazer um curso de nível superior, então optei por pedagogia. Por ter boa experiência com os professores dizia que quando crescesse queria ser como eles.
Ao ingressar na faculdade o único desafio era como frequentar as aulas, pois moro em Chupinguaia e faço o curso em Vilhena, são cerca de 149 quilômetros de distancia. Quando iniciei não tinha transporte, então tinha que pagar taxi e isso custava caro. Hoje temos uma associação dos estudantes onde possuímos um ônibus o que facilitou muito.
...