TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  1/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO SOCIAL

CIDADÃO DE PAPEL

        “Quarenta mil crianças morreram hoje no mundo, vitimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição”. Metade dessas mortes poderiam ser evitadas facilmente, e sem alto custo financeiros. Relatório produzido em 2015 pela Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas considera que a falta de moradia adequada constitui grave violação dos direitos humanos, já que interfere na garantia dos outros fundamentais para a manutenção de uma vida digna, como segurança e saúde; o documentotambém relaciona o crescimento da população em situação de rua, em todo o mundo, ao aumento das desigualdades. Nota-se a ausência da cidadania quando uma sociedade gera um menino de rua. Ele é o sintomas mais agudo da crise social. Os pais são pobres e não consegue garantir a educação dos filhoseles vão continuar pobres, já que não arrumam bons empregos. E ai seus filhos também não terão condições de progredir.

        Essa é a prova da carência de cidadania de todos um país,onde uma imensa quantidade

De garantias não saiu do papel da Constituição.

        Quando andamos pela cidade, encontramos diariamente meninos de rua. Alguns não fazem nada. Outros estão lavando ou cuidando de carros. São engraxates ou vendedores de balas no semáforos. Afinal, você tem casa, estuda, come três vezes por dia, passa as férias na praia ou no campo, e depara com essas situações e reclama, mas não faz nada para contribuir ou até amenizara situação dessas crianças, é preciso olhar não apenas para as ruas, mas para dentro  de sua própria casa  até dentro do seu quarto, esses circulo vicioso não atinge soos pobres. Revela uma sociedade que fecha oportunidade a todos, inclusive para nós.

Os assassinatos têm-se tornado rotineiros e é um dos mais sérios problemas de direitos humanos no brasil. Milhares de brasileiros morrem anualmente nas mãos de fazendeiros, pistoleiros grupos de extermínios bandidos e policiais.

Cidadãode papelão se refere a um cidadão com direitosadquiridos, mas não usufruídos e issoacontece na grande maioria, por falta de informação. Ele conhece pouco ou quase nada sobre os direitos que possui, não manifestando suas opiniões, nãofazendo reivindicações e muito menos lutando pela garantia destes direitos. O estado fornece condições para que seja conhecidos e proporcionados aos cidadãos, apenas os “benefícios” que ele, Estado, sejam convenientese interessantes. Dessa forma,para ele, pouco importa que o cidadão tenha conhecimento dos direitos que possui, assim não há reivindicações e muito menos luta pela aquisição desses direitos, por parte dos cidadãos.

Se nós queremos mesmo exercer nossa cidadania, já está na hora de parar de só olhar os problemas, e fazer alguma coisaa favor deixar de ser um cidadão de papelão,  a mais simples ações de não jogar o lixo na rua já é o começo de exercermos a nossa cidadania

Aluno:        Rivaldo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com