TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MECANISMOS BÁSICOS DA RITUALIZAÇÃO - DAMATTA

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

OS MECANISMOS BÁSICOS DA RITUALIZAÇÃO

Quando se fala em mecanismos básicos da ritualização, temos que ter em mente que toda esfera social existente pode gerar ritos e todas nossas ações sociais são ritos ou são passiveis de se tornarem uma ritualização. Para Damatta, os ritos conseguem dar ênfase em certas coisas do mundo social, e como exemplo, pode-se utilizar uma citação do texto pág.77 em que ele fala: “Um dedo é apenas um dedo integrado a uma mão, e essa mão a um braço, e esse braço a um corpo. Mas, no momento em que se coloca no dedo um anel que marcará o status matrimonial de uma pessoa, esse dedo muda de posição.”. O que ele quer dizer com isso é que, a partir do momento em que o dedo (algo biológico e individual) recebe o anel, ele passa a ser um símbolo várias relações sociais.

Então Damatta aborda 3 tipos de mecanismos, o primeiro ele denomina de Separação ou Reforço, um mecanismo que dá ênfase em regras, posições ou relações existentes, onde a posição (dos 3 citados) não causa muitas mudanças. Como exemplo, Damatta cita um general, que sempre será general, independente do momento, mas que, todavia, quando em uso de seus trajes, condecorações e armas, estará reforçando sua posição como general e colocando em segundo plano todo o resto.

O segundo mecanismo é denominado de Inversão, um mecanismo que visa causar deslocamento completo dos elementos. Como exemplo, temos o Carnaval brasileiro, onde todas as esferas sociais, que normalmente estão escondidas um das outras, se encontram por via do uso da fantasia (Policial e Ladrão; Presidiários e Diplomata; etc), e invertem papéis. A classe, partido político e etc, pouco interessa, mas sim a humanidade que os separam.

E por fim o terceiro e mais complexo, chamado de Neutralização ou Evitação, que, citando Damatta, se dá por “uma relação fundada no afastamento e no extremo respeito, mas igualmente numa inversão extrema do comportamento”, e como exemplo o autor utiliza o rito religioso da Missa, onde ele diz que “na missa estão acentuadas as relações de reforço de uma ordem preestabelecida, mas ocorre um conjunto de situações em que as relações são invertidas: Deus desce até os homens, os homens sobem até Deus.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com