Os Imigrantes Digitais
Por: kauanstoffel_ • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel.
Disciplina: Educação Tecnológica.
Professora: Dalvana Schaefer.
Alunos: Jéssica Camile Hermes e Kauan Stoffel de Souza.
Turma: 12 B
Data: 25/05/2021
Como os imigrantes digitais têm se tornado pessoas ativas e compromissadas dentro das empresas, em relação ao nativos digitais.
Os imigrantes digitais pertencem a um grande grupo de pessoas, que frequentemente acabam sendo ignoradas nas estratégias das empresas, assim preocupam em direcionar o seu foco aos chamados nativos digitais, chamados assim, aqueles que nasceram a partir de 1980 e cresceram já com frequente contato com a tecnologia.
Consultados especialistas fizeram pesquisas de aprofundamento, por meio de um mergulho geracional foram entrevistados mais de 250 pessoas, este estudo assim, apresenta quem são os imigrantes digitais e quais são as alternativas para a inclusão e comunicação com esse fluxo migratório, fazendo assim uma transição mais fluida, e consequentemente evitando a exclusão digital.
Atualmente, o avanço constante na tecnologia tem desafiado as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, a atrair consumidores do século XXI. Com os avanços da chamada "Era da informação" e a popularização da internet e do fácil acesso a aparelhos eletrônicos, as empresas se viram diante de uma encruzilhada: Nadar junto da onda tecnológica ou simplesmente afundar.
Os jovens dos anos 1990, que vivenciaram o início da "Revolução Digital", eram popularizados e nativos na linguagem dos computadores, videogames, internet... Entre tanto as pessoas nascidas fora desse mundo digital, mas que, em algum momento, tiveram contato ou aderiram a essas tecnologias, mas sem a "fluência" desse novo "idioma" são chamados de imigrantes digitais, que carregam consigo um "sotaque/dialeto", uma influência desse passado anterior ao aprendizado dessa nova língua.
Ao passar do tempo, uma desordem começou a se intensificar entre os dois grupos não apenas em relação à alfabetização tecnológica, mas também na atenção obtida enquanto consumidores. Por ser o interesse da maior parte das estratégias mercadológicas atuais, a sensatez comum poderia apontar que os nativos compõem um grupo numericamente mais representativo. Porém, não é a realidade.
Imigração e diversidade são temas que permanece em discussão na área da tecnologia em 2018, O ano teve acontecimentos importantes, como manifestações de funcionários do Google sobre como a corporação trata as mulheres e as inúmeras denúncias de assédio. Microsoft e Amazon enfrentaram o ativismo dos colaboradores sobre a permissão da tecnologia para as autoridades de imigração nos Estados Unidos. Outros são menores, mas não menos importantes. As corporações de tecnologia falam muito sobre a diversidade em seus quadros de funcionários, e muitas delas relatam ganhos de diversidade.
Com base no texto pode se tirar a conclusão de que nunca é tarde para aprendermos algo novo, e a importância de nos mantermos sempre dentro dos acontecimentos ou atualizações da tecnologia.
Fontes:
https://gente.globo.com/imigrantes-digitais/
https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/01/estes-sao-os-grandes-temas-da-tecnologia-em-2019-segundo-presidente-da-microsoft.html
...