Os Nativos e Imigrantes Digitais
Por: erikasousadias • 22/8/2019 • Ensaio • 323 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
“Nativos” e “imigrantes” digitais
A revolução tecnológica que estamos vivendo modificou e continua modificando e influenciando o modo de vida das pessoas, e interfere diretamente em todos os setores da sociedade, em especial na educação.
Quando pensamos nos impactos que essa “era digital” causam na educação, é possível perceber que os estudantes hoje têm acesso a uma infinidade de recursos tecnológicos, os quais influenciam o seu modo de estudar, de aprender, pesquisar e perceber sua cultura e seu mundo. Os professores, nesse contexto, denominados “imigrantes”, enfrentam os desafios de um momento de transição, pois foram formados na cultura presencial, acostumados a olhar o outro e interagir no mesmo meio físico, nasceram em outra época e aprenderam a construir conhecimento de forma diferente do que esta geração denominada de “nativos” o faz.
Dessa forma podemos compreender que a forma de trabalho do professor imigrante difere e muito da forma como seus alunos percebem o conhecimento e sua produção. Muitos docentes reclamam que seus alunos lêem pouco, que são desmotivados para as atividades em sala de aula e possuem dificuldade de trabalhar em grupo. No entanto observa-se o mesmo grupo de alunos interagindo com seus colegas no Orkut, MSN e desfrutando dos recursos da internet de forma criativa e imersiva. Este fenômeno acontece não apenas nos alunos com mais idade. Ele ocorre em crianças com pouca idade.
Essa nova geração de nativos digitais possui uma identidade virtual, pois passam a maior parte do tempo conectados através das redes sociais, blogs, jogos online, em meio às inovações tecnológicas. Nesses espaços socializam, se expressam criativamente e compartilham ideias e novidades. Desse modo, muitos nativos digitais não distinguem o online do offline e diante dessa realidade virtual aparecem as preocupações, em especial, dos pais e professores referente à segurança e privacidade dos nativos no ciberespaço. Entre os pais e professores que buscam aprender a lidar com esses novos desafios impostos pela transformação na era digital, localizamos muitos “colonizadores digitais” e “imigrantes digitais”.
...