PRINCIPAIS PENSADORES E SUAS INFLUENCIAS PARA SOCIOLOGIA
Por: Clenilson Alves • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 5.467 Palavras (22 Páginas) • 446 Visualizações
CIÊNCIAS CONTABEIS
CIÊNCIAS SOCIAIS
MARABÁ
2016
ADRIELE COSTA
ATAINÁ SANTOS DE FARIAS LIMA
CARLA WANESSA DA CONCEIÇÃO COSTA
CLEONILSON ALVES DA SILVA
ERISVALDO GOMES DA SILVA
JOSEANE DOS SANTOS FREITAS
JARANA WANZELER PARGAS
NATAN PEREIRA LORENCINE
WANDERSON SANTOS FERRO
WANESSA LIMA DE ABREU
SOCIOLOGIA
MARABÁ
2016
INDICE
INTRODUÇÃO__________________________________________________4
I. O QUE É SOCIOLOGIA___________________________________________5
II. O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA________________________________6
III. SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO___________________________7
IV. FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA____________________________________8
PRINCIPAIS PENSADORES E SUAS INFLUENCIAS PARA SOCIOLOGIA
V. A SOCIOLOGIA DE MAX WEBER_________________________________8
a. SUAS PRINCIPAIS OBRAS
b. PRINCIPAIS CONCEITOS WEBERIANOS
VI. A SOCIOLOGIA DE ENGELS_____________________________________10
VII. KARL MARX __________________________________________________11
VIII. EMILE DURKHEIM_____________________________________________12
IX. AUGUSTE COMTE______________________________________________13
X. A SOCIOLOGIA ATUAL_________________________________________14
a. SOCIOLOGIA NO BRASIL
b. PRINCIPAIS SOCIOLOGOS BRASILEIROS
c. SOCIOLOGOS INTERNACIONAIS
d. PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIOLOGICOS DO SECULO XXI
XI. CONCLUSAO__________________________________________________20
XII. BIBLIOGRAFIA________________________________________________21
INTRODUÇÃO
O conteúdo deste trabalho acadêmico tem como proposito uma visão atualizada sobre a Sociologia, sua definição, histórica e aprofundar mais concretamente, buscando especificar a importância de cada elemento de supremo conhecimento, abordando o seu surgimento, como foi formada, e seus principais pensadores.
O objetivo principal desta obra é deixar os leitores inteirados da importância do estudo da sociologia e de como ela e de suma importância no entendimento e resolução de problemas decorrentes em nossa sociedade.
O trabalho esta organizado em tópicos e alguns destes contem subtemas de relevância para a compreensão do assunto no geral pelas quais foram usadas como fonte de pesquisa artigos da internet, revistas, livros, os resumos contem a opinião dos componentes destes grupos a respeito dos assuntos pesquisados.
Queremos também propor que o leitor possa abrir sua mente para um novo horizonte de pensamentos, pelas quais ele confirma em seu cotidiano, pois a sociologia não e mais que pensamentos refletidos em teorias, pensamentos e comprovações vividas de autores surreais que viveram em tempos diferentes dos dias de hoje, mais seus pensamentos provam como suas capacidades estavam a frente de seu tempo, refletiram em vários cenários de nosso cotidiano diariamente, quer ser seja na visão trabalhista ou na visão comum de um leigo.
Esperamos alcançar a visão de melhoria para cada leitor, buscando uma nova visão de vida através de uma historia que faz parte de um a historia não somente contada, mais vivida por grandes homens e tempos pequenos, em que a sociedade crescia e buscava a cada dia uma melhoria significante de vida, assim queremos deixar nossos pensamentos esperando atingir de ideias mais ampla um pouquinho de nosso aprendizado neste conteúdo programático enriquecido com muito carinho.
TOPICO I - O QUE É SOCIOLOGIA
Sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, em vários tamanhos de “rede social”, desde uma pequena família até grandes grupos étnicos, religiosos entre outros. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, às vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades diferentes. Os sociólogos utilizam as estatísticas como método de estudo, e a partir delas descrever o comportamento da sociedade perante determinado assunto e prever as consequências de uma mudança na forma como esse assunto é tratado por ela.
Muitas pessoas utilizam essas poderosas ferramentas, pois, com ela é possível compreender a sociedade e poder manipula-la mais facilmente, como é o caso de políticos, empresas de marketing, indústrias. Por exemplo, marqueteiros tendem sempre a criar campanhas “virais”, ou seja, que tenham grande chance das pessoas discutirem e expandir de forma extremamente rápida o conhecimento da população sobre tal empresa/produto.
O objeto de estudo da sociologia engloba a analise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, a instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação
...