PROJETO INTER
Por: Adelita Lorenzon • 6/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 496 Visualizações
A invenção da infância
“Ser criança não significa ter infância.” Cada vez mais as crianças tem sua infância apressada, são tratados como adultos em miniatura. Esses contrastes são visíveis no documentário e na nossa realidade. O vídeo nos faz refletir a responsabilidade em educar uma criança vai muito alem de uma boa escola, devemos como pais e educadores, formar cidadãos com capacidade de valorizar as diferenças, repeitar as desigualdades.
Retrata a questão dos contrastes existentes em nosso país, as diferenças das situações sociais. Crianças que vivem como pessoas adultas, independente de sua classe social, agem e pensam como pessoas maduras.
Filme: A invenção da infância
Retrata a questão dos contrastes existentes em nosso país, as diferenças das situações sociais. Crianças que vivem como pessoas adultas, independente de sua classe social, agem e pensam como pessoas maduras.
Filme: Maré Capoeira
É o apelido de um garoto chamado João, com idade de dez anos que sonha um dia ser mestre de capoeira como seu pai. Uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Pode-se observar que este filme retrata a cultura dos afrodescendentes de nosso país, apresentando assim a capoeira como uma cultura.
Filme: O menino da favela e a tampa da panela
Este filme retrata a questão do preconceito, um menino que aparentemente rouba uma tampa de panela é perseguido por pessoas nas ruas da favela. E na verdade o objetivo é totalmente ao contrário do que se imaginava. Fazia aquilo para poder tocar na banca do bairro
Filme: Mãos de vento e olhos de dentro
Este filme retrata uma grande amizade entre uma menina cega chamada Lia e um garoto solitário chamado Lico. E juntos iniciam uma jornada de aventura pelo mundo da fantasia.
Conclusão
Responsabilidades, dificuldades, sonhos, preconceito são problemas existentes de norte a sul de nosso país, a apresentação deste projeto tem como objetivo orientar a criança. Trazer reflexão quanto seu papel como cidadão sua responsabilidade social e humana dentro da sociedade em que vive independente de sua classe social e credo religioso.
O tema escolhido: TRABALHANDO AS VIRTUDES, logo abaixo apresentamos o significado da palavra chave que será trabalhada neste projeto.
Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
Etapa 03
Projeto Trabalhando as Virtudes
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental
Idade: 06 a 10 Anos
Início: Março de 2013
Termino: Junho de 2013
Objetivo Geral:
A meta deste projeto é aprender a respeitar e a escutar, não descriminar o outro, aprender a perder, a tomar decisões, enfim, desenvolver nos alunos todas as qualidades do ser humano.
Objetivo Específico:
Resgatar valores através do diálogo e da prática dessas atitudes, Desenvolver competências sociais nas crianças
Controlar as emoções, os impulsos e a empatia (compreensão do outro); Agir com afetividade, otimismo, sinceridade e solidariedade; Praticar a autodisciplina, sercapaz de medir as consequências de seus atos e impulsos, organizando seus pensamentos; Mostrar-se responsável e comprometido com seu trabalho e com suas atitudes
Estratégias/ Procedimentos:
Conversar com os alunos e destacar que cada pessoa tem seu jeito de ser e que isso deve ser respeitado; Refletir por meio das seguintes reflexões: todos nós somos únicos e temos algo valioso a oferecer e partilhar. Aceitar as diferenças, aceitar a si mesmo, é aceitar os outros, mesmo quando eles cometem erros.
Lembrar os alunos que onde há respeito, não há apelidos, insultos, inimizades e falta de companheirismo.
Recursos e Meios:
Desenvolvimento de dinâmicas e reflexões em grupo ou individual; jogos, pinturas, utilização de textos, músicas e fotos de cada aluno em momentos diferenciados.
Justificativa:
Tendo em vista que vivemos numa época na qual a virtude do ser humano vem sendo diluído e que nestes tempos são poucas as pessoas que podem falar com propriedade sendo colocado como exemplo o amor incondicional, como um presente que é ofertado em plena liberdade, sem esperararem exigir nada em troca.
Sendo assim, crescemos num ambiente no qual as práticas dos valores fazem parte do nosso cotidiano, estes sempre acompanharão nossos pensamentos e nossas ações, pois quando agimos colocando em prática as virtudes que existem em nós, ex.: amor a nós mesmos, amor a nossos semelhantes, amor a nossa escola, amor ao que fazemos, ao trabalho, ao estudo. A prática das virtudes é parte essencial da vida dosindivíduos e das comunidades.
Professores Responsáveis:
Todos os professores do Ensino Fundamental I
Avaliação:
Todos os alunos serão avaliados durante todo o projeto, através da elaboração e participação do portifólio.
Mapeamento
Logo abaixo apresentamos os conteúdos curriculares do projeto o mesmo
atende alunos de 06 a 10 anos de idade, e tem como objetivo trabalhar as virtudes através das matérias escolares.
São fundamentos éticos e morais, que consideramos em nossas vidas, valorizar alguma coisa significa dar- lhe importância . Naturalmente pessoas diferentes terão valores diferentes.
Letras de Músicas
Tabelas
Português
Utilização de textos, dinâmicas, redação
Bingos
Matemática
Jogos educativos
Artes
Pinturas, colagens de jornais e revistas
Geografia
Recortes de jornais e revistas de lugares diferentes de nosso país e do mundo
História
Fotos, reflexições em grupo ou individual
Obras de Artes
Sites Informativos
Registros Fotográficos
Tabela
Matéria Objetivo
Português Utilização de textos, para reflexão, dinâmicas, redação
Matemática Jogos educativos como: bingos
Artes Pinturas, colagens de jornais e revistas, peças de teatro, danças
Geografia Recortes de jornais e revistas de lugares diferentes de nosso país e do mundo
História Fotos, reflexões em grupo ou individual
Etapa 04
Sistema de Avaliação
Ao final de cada dia do desenvolvimento do projeto, os alunos farão um auto avaliação do que foi produtivo e o que mudou no seu modo de pensar eagir, diante das pessoas e da escola.
A cada atividade realizada faremos uma avaliação com os alunos, através dos jogos cooperativos, por exemplo, o objetivo do jogo é estimular a cooperação entre as pessoas, amenizar a distância entre elas, cuidar do grupo de maneira cooperativa, é o trabalhar o sentimento em equipe e trabalho em grupo.
Avaliaremos os alunos também por meio de histórias, porque através de qualquer forma de literatura que o homem tem a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida, a literatura, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência.
A cada ação negativa que os alunos tiverem em relação às virtudes trabalhadas no projeto, como, briga xingamentos, falta de respeito, este terá que fazer um trabalho individual, com o tema voltado para virtudes. O sistema de avaliação ocorrerá durante todo o decorrer do projeto.
Considerações Finais
O Projeto se evidencia no cenário educacional com uma nova dimensão, sendo parte dos estudos da teoria construtivista de Piaget.
O trabalho por projeto permite que o aluno aprenda fazendo e reconheça sua autoria naquilo que produz por meio do estudo sobre questões de investigação.
Os projetos podem ser desenvolvidos e baseados em questões e problemas que as pessoas enfrentam em sua vida profissional, sua vida cotidiana, na escola e em torno das necessidades da comunidade.
No processo de ensino- aprendizagem ele tem como base naideia de que o aluno demonstra o que aprendeu e se o aluno está capacitado em aplicar com sucesso as informações adquiridas. O fato que se ele foi bem sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez.
O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (pesquisadas e adquiridas) em conhecimento, por meio de situações problema, projetos e outras atividades que envolvam ações reflexivas.
...