Palestra combate a violência
Por: deborabatista • 24/7/2017 • Seminário • 2.032 Palavras (9 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO – MOMENTO DA APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA....................................................................................................6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................9
REFERENCIAS.........................................................................................................11
ANEXOS....................................................................................................................12
- . INTRODUÇÃO
O presente relatório apresenta e esclarece a definição do Estágio Curricular Supervisionado III do Curso de Serviço Social 7º Semestre. O referido estágio teve como objetivos, complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do Assistente Social ; estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho cotidiano do Assistente Social, aperfeiçoar habilidades técnicas e prática necessárias ao exercício profissional, ou seja, planejar e executar o cuidado da Sistematização da Assistência , fortalecer a integração do aluno e da Faculdade de Serviço Social com a realidade político-social e profissional e reforçar os aspectos teóricos inerentes ao exercício profissional.
O estágio realiza-se na vida do profissional de qualquer área, através do contato direto do estagiário com o ambiente escolhido, onde será aplicado o que aprendeu na teoria, apresentando-o a oportunidade de enfrentar os desafios da prática profissional que escolheu, pois a partir do conhecimento adquirido passará a compreender melhor o contexto da profissão que irá exercer.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, que se unem com pais, amigos dos excepcionais e comunidade para prevenir e tratar a deficiência, prestando serviços de assistência social, e assim buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, localizada na rua Medina nº 362 no Bairro São Geraldo em Salinas / MG.
A APAE foi fundada no dia 21 de fevereiro de 1997. Em relação a estrutura organizacional, a APAE possui uma sede onde funciona a escola e a outra casa na mesma rua onde funciona a clinica. È composta por uma equipe de profissionais: diretora, professores, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, pedagoga, recepcionista, secretárias, auxiliares de serviço gerais, motorista e vigia noturno.
Atualmente a APAE de salinas atende 77 alunos( criança, adolescente e adulto) com deficiência intelectual, múltipla ou síndromes associadas. É uma entidade filantrópica que tem como missão promover e articular ações em defesa dos direitos e deveres das pessoas com deficiência, garantindo-lhes o seu pleno exercício de cidadania.
As políticas sociais desenvolvidas na APAE são sempre voltadas para melhoria de vida dos alunos especiais. E uma instituição que procura promover e estimular o desenvolvimento de serviços e programas de prevenção, saúde e lazer, visando á inclusa social e a defesa de direitos da pessoa com deficiência.
A Proposta deste trabalho é evidenciar o quanto a problematização, o desafio dos jogos didáticos, pode oportunizar situações de intervenções capazes de colocar o aluno como participante ativo na construção do próprio conhecimento, buscamos desenvolver através dos jogos didáticos, atividades que aumente o prazer, a motivação e a busca constante de interação social.
Tem como objetivo Desenvolver uma metodologia diferenciada, a fim de avaliar a aprendizagem dos alunos da APAE, através dos jogos didáticos. Proporcionando momentos agradáveis e prazerosos durante a aprendizagem, bem como a livre iniciativa, estimulando o convívio e a socialização,o raciocínio e a lógica, através dos jogos, cooperar com o outro e desenvolver espírito de equipe e expressar-se e posicionar-se durante jogos e brincadeiras, oportunizando aos alunos da APAE, para criar, incentivar e transformar a realidade, exercitando a atenção, percepção, colaboração e solidariedade.
Pensando dessa forma surgiu o tema “Metodologia diferenciada aplicada na educação especial” pretendendo, através de uma proposta de intervenção, aproximar-se, buscar entender e intervir numa realidade que até então não conhecia, buscando as possibilidades de promover uma reintegração dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Acreditando assim que, através destes alunos, terá uma oportunidade de verificar o nível de aprendizagem dos mesmos, estabelecendo uma relação mais íntima com as necessidades de cada um, e destacando a importância do uso de metodologias diferenciadas para este ensino, estabelecendo mecanismos de planejamento e avaliação de modo descentralizador e participativo.
A equipe interagiu de forma positiva, com alegria, satisfação, parceria e companheirismo, todos preocupados em doar o melhor de si. O trabalho em parceria é fundamental para a transformação social. A parceria tem como princípios básicos: integridade, transparência, sinceridade, respeito e benefício mútuo e é um processo que integra: planejamento e preparação, negociação, acordo formal, execução e monitorização, prestação de contas e avaliação.
É importante que as parcerias funcionem de uma forma simples, desburocratizadas, que facilitem o diálogo, a participação e a decisão, que sejam flexíveis na procura de soluções para resolução de problemas ou para a criação de novas respostas. O trabalho em parceria permite reunir esforços, rentabilizar recursos, integrar diferentes perspectivas e complementar competências, de forma a conferir maior eficácia e eficiência às intervenções.
Importante destacar que tudo com relação ao trabalho de cada um foi claramente colocado e exaustivamente analisado e discutido por todos os membros da equipe. Acreditamos que parte do êxito de nosso trabalho ocorreu devido à adoção de uma proposta norteadora, em que incluímos os alunos como sujeito igualmente responsável pela construção e consolidação da proposta.
2. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO – MOMENTO DA APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
Através dos jogos a criança cria condições de superar as próprias limitações, visto que a repetição provoca a segurança de que aprendeu o exercício, logo depois passa a explorar novo exercício até conseguir dominá-lo e novamente expandir sua capacidade.
...