Participação popular
Por: marasamuel • 20/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 368 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
Participação popular
A Constituição de 1988 propiciou o crescimento dos espaços de participação popular, permitindo a esse segmento um papel de destaque na gestão das políticas públicas. O Presente trabalho aborda a participação da sociedade civil nos Conselhos Municipais na perspectiva de conhecer como vem se constituindo a representação da sociedade civil nesses conselhos.
Eles funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade a partir da participação de toda população em conjunto com a esfera pública nas decisões inerentes a sociedade e isso se caracteriza como exercício de democracia na busca de soluções para os problemas sociais, com benefício da população como um todo.
Pretendemos também elucidar as funções e importâncias dos conselhos municipais presentes no nosso município.
Conclusão da enquete
A pesquisa que fizemos sobre participação e controle social e sobre os conselhos que existem em nosso município foi de suma importância para o entendimento da importância dos Conselhos Municipais e suas funções na sociedade.
Esses conselhos têm como base a participação social, a democracia, a universalização dos direitos e a ampliação da cidadania.
Acreditamos que a participação população é muito importante para que os conselhos façam valer os direitos dos cidadãos, pois somente com toda a união da sociedade organizada, é que as desigualdades sociais poderão ser diminuídas.
As nossas ações enquanto estudantes de Serviço Social e membros da sociedade se dão no campo do debate, expressando nossas opiniões e dessa forma contribuindo para formação de ideias e projetos.
Considerações Finais
Os Conselhos Municipais são primordiais para o fortalecimento da cidadania. São nesses locais que a população pode efetivamente participar e lutar pela efetivação dos seus direitos, entretanto, deve também ser conhecedora dos seus deveres e em conjunto com o poder publico atuar efetivamente neste âmbito.
Uma atuação ativa dos representantes da sociedade civil nos conselhos significa exercitar a cidadania. Por meio de uma representação democrática e comprometida é possível estabelecer mudanças para transformar a realidade vivenciada por diversos segmentos da sociedade.
Referências bibliográficas:
Entrevista com funcionários da prefeitura de Juazeiro, Bahia
Entrevista com os componentes do grupo: Ramon de Freitas, Ronne Cleide de Souza e Maria do carmo.
Gonh, Maria da G. Conselhos gestores e participação política.4. Ed São Paulo: cortez 2011.
Silva. Carlos Eduardo Moreira da: Conselhos municipais: atribuições, funcionamento e resultados.
...