REFLEXÕES SOBRE OS TEXTOS INDICADOS PARA ATIVIDADES
Por: sinomarsantos • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.654 Palavras (7 Páginas) • 262 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Aluno: SINOMAR FRANCISCO DOS SANTOS
RA 1737575
Curso: Sociologia
Polo Anápolis – Goiás.
Junho de 2018
Atividade em grupo A
Disciplina: Prática de Ensino: Introdução à Docência
REFLEXÕES SOBRE OS TEXTOS INDICADOS PARA ATIVIDADES
(páginas 19 - 39 do Livro)
7.1 Educação? Educações: aprender com o índio;
7.2 O fax do Nirso;
7.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo);
7.4 Uma pescaria inesquecível;
7.5 A Folha Amassada;
7.6 A Lição dos Gansos;
7.7 Assembleia na Carpintaria;
7.8 Colheres de Cabo Comprido;
7.9 Faça parte dos 5%;
7.10 O Homem e o Mundo;
7.11 Professores Reflexivos;
7.12 Um Sonho Impossível?;
7.13 Pipocas da Vida.
Atividades realizadas
Texto 7.1: Educação? Educações: aprender com o índio
Ao falar em “falta de educação” tem-se a ideia do pensamento preconceituoso que se cria diante de uma cultura diferente daquela em que fomos educados.
De fato ninguém escapa da educação, seja ela de qualquer fonte, pois desde que nascemos passamos a aprender, sempre em diferentes âmbitos.
Acredito que a expressão usada na carta não foi um sinal de ingenuidade, mas sim um meio educado de recusa, pois os índios consideravam desnecessários os conhecimentos do homem branco.
Cada nação tem seus próprios hábitos e sua própria maneira de educar, condizente com suas necessidades locais. Muitas vezes temos essa diversidade dentro de uma mesma nação, como é o caso do Brasil. O paulistano tem hábitos totalmente diferentes de um nordestino por exemplo. O modo como são educados e seus valores são completamente diferentes.
A escola tem como papel instruir e socializar os seus alunos, trazer noções de cidadania, desenvolver, motivar e propiciar o conhecimento de forma abrangente, muito além dos conteúdos necessários para sua formação acadêmica.
O processo de globalização facilitou o aprendizado em diversos níveis culturais, derrubou fronteiras. Hoje há muito mais acesso a outras culturas e todas elas de alguma forma são afetadas em função do mundo globalizado.
As possibilidades de aprendizado aumentaram muito, basta que haja um computador ligado a internet e todo o conhecimento torna disponível.
Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante.
Texto 7.2: O fax do Nirso
A mensagem que o texto passa não se refere à desvalorização da educação escolar, mas sim da desvinculação da educação recebida na escola com o potencial do profissional.
A educação é fundamental em todos os sentidos, profissionalmente também, o diferencial vai além da quantidade de diplomas.
O profissional que soma o conhecimento ao dom que tem certamente terá muito mais êxito em sua carreira.
Para que a educação evolua mais rápido é necessário que se introduza mais elementos atrativos a quem aprende. Usar a tecnologia a favor da educação é sem dúvidas um dos meios de acelerar o processo de aprendizagem.
Texto 7.3: A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
O que se apresenta pela construção do narrador de determinado fato. Ensinar a um aluno a analisar todas as narrativas de todos os pontos de vista possíveis é formar cidadãos críticos e capazes de absorver uma informação e transformá-la em conhecimento a partir de sua própria análise, quebrando assim um ciclo de reprodução e manutenção das classes dominantes.
A missão da educação é a transformação de pessoas para que vivam em mundo melhor e um educador só poderá ser totalmente pleno em tal propósito se ao adentrar a sala de aula despir-se de todas as suas ideias pré-concebidas.
Texto 7.4: Uma pescaria inesquecível
O comportamento ético é próprio do ser humano e deve ser aprendido a fim de se criar uma natureza moral sobre sua natureza instintiva.
A conduta ética é uma função dos pais, mas quando esses não se apresentam ou não possuem tais princípios e convicções acaba sobrando pra escola, a igreja e ambientes culturais e de lazer para formar a conduta ética de uma pessoa.
As atuações da criança devem ser balizadas com a colocação de limites adequados e o que se transmite para tal não surge de um discurso verbal, mas de uma conduta.
A criança que recebe limites aprende a desenvolver a inteligência e o respeito pelo outro e pela natureza que o cerca, tornando-se mais tarde um novo modelo para as futuras gerações.
Texto 7.5: A Folha Amassada
Enfrentar a frustação, controlar impulsos, regular as emoções, adiar a satisfação e a necessidade, fazem parte do desenvolvimento emocional do qual todos nós passamos.
Para que a criança aprenda soluções inteligentes e aceitáveis para obter o que ela deseja e não deixar de pleitear seu intento, deve-se manter aberto o diálogo.
...