RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: tatycarneiro • 5/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.992 Palavras (12 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
TATIANE MARQUES PAIVA CARNEIRO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
Curso de Ciências Sociais - Licenciatura
Miranda/MS[pic 2]
2021
TATIANE MARQUES PAIVA CARNEIRO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
Curso de Ciências Sociais - Licenciatura
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina do Estágio Supervisionado II apresentado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, curso de Ciências Sociais, licenciatura, modalidade a distância, sob a orientação do Prof. Carlos Eduardo França, para efeito de nota parcial da disciplina de Estágio Supervisionado II.
Miranda/MS[pic 3]
2021
SUMÁRIO
Sumário
INTRODUÇÃO 3
- ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE SOCIOLOGIA. 4
- AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DO MATO GROSSO DO SUL 5
- ENTREVISTA COM O PROFESSOR(A) SUPERVISOR(A) 6
- PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 7
- PRODUÇÃO DE VÍDEOS-AULAS E PLANO DE AULA SOBRE O CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Em qualquer curso de licenciatura é necessário a realização do estágio supervisionado, seja ele de observação, participação ou de regência, cada um com suas especificidades, trazendo diferentes experiências para o estagiário, tendo como objetivo proporcionar vivência práticas no campo da docência. Entre métodos e técnicas, as experiências e vivências se complementam instigando reflexões entre teoria e prática, fazendo com que a formação do docente seja mais completa.
O Estágio Supervisionado II - Regência, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na modalidade à distância tem como foco exercer a prática pedagógica do professor de sociologia no espaço educativo no Ensino Médio, de acordo com a realidade detectada nas escolas de ensino públicas ou privadas.
Considerando o momento que estamos vivenciando, provocado pela pandemia do Sars-CoV-2 desde o ano de 2020, estabeleceu que o Estágio Supervisionado II - Regência, assim como, o Estágio Supervisionado I - Observação (2020) também fosse remodelado para que as atividades ocorressem de forma remota, por meio de plataformas disponíveis nas escolas estaduais.
Após um primeiro contato com a instituição escolhida e assinada a carta de apresentação e aceite é fixado o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) entre o acadêmico(a) e a instituição concedente, um documento obrigatório, pois comprova o estágio, mantém o cadastro do aluno com a instituição, e ainda, assegura contra possíveis acidentes pessoais que possa a vir ocorrer durante o estágio.
O Estágio Supervisionado II, ocorreu na EE JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES, em Campo Grande/MS, no período de 21 de outubro de 2021 a 13 de dezembro de 2021, sob a supervisão do professor de Sociologia Claudomiro Almeida dos Santos, formado em Ciências Sociais. Inicialmente as atividades de regência seriam realizadas virtualmente através do Sistema EDUTEC - Google Classroom, porém devido às escolas estaduais estarem retornando às aulas presenciais e desativando as salas virtuais, o estágio de regência teve que ser repensado para que pudéssemos concluir com êxito essa dinâmica. Dessa forma ficou ancorado de acordo com as orientações pedagógicas encaminhadas pela SED-MS, na CI SUPED/SED N.º 1688, de 27/09/2021, que o estágio de regência seria desenvolvido através de produção de vídeo aula, além de reflexões sobre esse processo. Para tanto foram desenvolvido atividades como: análise da Base Nacional Comum Curricular; avaliação do Currículo de Referência do Mato Grosso do Sul; entrevista com o professor(a) supervisor(a); avaliação de materiais e metodologias utilizadas para o ensino de Sociologia; planejamentos das atividades no âmbito das Ciências Sociais; livros didáticos e o ensino de Sociologia na Educação Básica; elaboração de planos de aulas e sistematizações de regências; produção de vídeos-aulas e podcast sobre os conteúdos de Sociologia.
ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE SOCIOLOGIA.
De acordo com Brasil (2017) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o ensino médio tem como finalidade garantir aos estudantes a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática. Ele foi alterado de acordo com a lei 13.415/2017 que mudou as diretrizes, mudando a carga horária dos estudantes de 800 para 1000 horas anuais.
Ferreti (2018) reitera que na lei 13.415 a reforma curricular tem como objetivo tornar o currículo mais flexível, se moldando de acordo com as regiões e suas necessidades e, para melhor atender os interesses dos alunos do ensino médio. A reforma se baseou na baixa qualidade de ensino ofertada e no princípio de tornar o ensino mais atrativo aos estudantes, pois existem altos índices de reprovação e abandono dos estudos.
A nova estrutura passou a incorporar no ensino médio as matérias de filosofia e sociologia, a área de ciências humanas e sociais aplicadas tem como finalidade aprofundar e ampliar a base conceitual e dos modos de construção da argumentação e argumentação do raciocínio. Segundo Brasil (2017) o foco é vivência e as experiências dos jovens como cidadãos, a estrutura visa tornar os jovens com uma visão mais crítica e contextualizada da realidade e questionarem-se a respeito da existência humana, tendo em vista suas relações, processos e múltiplas dimensões.
...