Resenha: A Ilusão das relações raciais. O que faz o brasil, Brasil. Roberto DaMatta
Por: Alex Arantes • 4/9/2018 • Resenha • 400 Palavras (2 Páginas) • 2.895 Visualizações
SOCIOLOGIA
Resenha: A Ilusão das relações raciais. O que faz o brasil, Brasil. Roberto DaMatta.
“O Brasil é um inferno para os negros, um purgatório para os brancos e um paraíso para os mulatos”. Esse triângulo racial foi estabelecido para entendimento da sociedade brasileira, que ao contrário de outros países não tem uma classificação racial formalizada em pretos e brancos, que é um preconceito direto e formal. No Brasil existe um preconceito velado para discriminar os negros e mulatos, porém quando eles saem de seus lugares pré-destinados, como bairros, escolas e cargos no trabalho, também enfrentam o racismo direto e formal.
Nos Estados Unidos o preconceito é direto e formal, e considera as origens das pessoas, assim uma pessoa é considerada preta mesmo que não pareça, pois leva em conta a genética da pessoa, já no Brasil existe um preconceito de marca, que leva em conta a aparência da pessoa, não importando suas origens, então é considerado por DaMatta um preconceito mais contextualizado e sofisticado do que o preconceito norte-americano, sendo muito difícil de combater devido a sua invisibilidade.
As leis e costumes norte-americanos, fazem com que eles tem um dualismo claro, que revela quem é branco ou preto. Nessa sociedade igualitária e protestante, o intermediário não é aceito, então os mulatos também são mal vistos e evitados.
A Revolução Industrial, comumente associado ao início do modo de produção capitalista foi iniciada na Inglaterra, e com isso iniciou uma tentativa de julgar todos como iguais perante as leis, o que conduziu a um individualismo radical. Assim a família e a sociedade que passaram a ser constituídas de indivíduos.
Apesar do Brasil ter sido feito de negros, índios e brancos, não é aceita a idéia de que essas raças se encontrem de modo espontâneo, pois as sociedades daqui já tinham valores discriminatórios, assim o Brasil não é uma sociedade hierarquizada e bem dividida, assim pode-se chamar racismo à brasileira.
...