Resenha: Darini iniciação espiritual e Oi'ó a luta dos meninos
Por: Rafael Correa Nogueira • 20/12/2018 • Resenha • 402 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Nos filmes Darini: iniciação espiritual e Oi'ó: a luta dos meninos, somos apresentados a cultura e modo de vida indígena Xavante, ambos filmes gravados e dirigidos pelo próprio povo Xavante, os quais se autodenominam A´uwe (“gente”), habitam terras do estado do Mato Grosso, mostram sua vidas e constituição social tendo como base rituais que definem partes importantes da vida de cada indivíduo com o objetivo de conscientizar o “branco” e buscando respeito cultural.
O Ritual de Iniciação espiritual envolve todos da aldeia, há uma comoção total, e as crianças e jovens envolvidos, do sexo masculino são separados das mulheres, pois como dizem, o ritual das mulheres é diferente, e nem mesmo os mais antigos conhecem ao certo os rituais femininos. Há separação de grupos, o do chocalho e da madeira, com suas especificações tais como “o de tronco largo e baixo e o de tronco mais cumprido e alto”, e há a provação física e mental, tais como o cansaço extremo, causado pelo esforço constante de segurar madeiras e chacoalhar chocalhos junto a dança, canto e inibição de tomar água, banhos e descanso. Há grupos de controle para que o ritual siga conforme as exigências, tais como os guardiões. Toda a provação é feita para garantir o aprendizado do “sonhar”, e demais aprendizados que passam durante os rituais que são de demasia importância para a constituição do indivíduo.
A Princípio pode nos causar estranhamento as técnicas utilizadas, primeiramente pelos métodos utilizados aparentemente serem rudimentares quando levamos em consideração apenas nossa própria cultura.
Nos causa espanto também quando nos deparamos com o Oi’ó, onde os meninos, não importando a faixa etária, são colocados um contra o outro em testes físicos, uma espécie de duelo, armados apenas com raízes, tendo como objetivo acertar as costas do adversário e fazer com que ele desista do combate, enquanto o restante da aldeia assiste e apoia os garotos, sejam eles vencedores ou não. Os vencedores partem para uma nova etapa, um novo ritual onde fará com que a vida de “adulto” tenha início.
Todas as técnicas, filosofia, e cultura dos Xavante não nos é de fácil entendimento, visto a polêmica discussão gerada após a exibição dos filmes descritos acima, por estar enraizado desde nossa formação a nossa cultura mãe, portanto grande aprendizado e desenvolvimento terá aquele que compreender e conseguir saber distinguir, respeitar e se envolver com uma cultura distinta da habitual, seja ela dos Xavante, ou qualquer que seja apresentada.
...