TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Mídias Sociais e influência na Sociedade

Por:   •  15/5/2021  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho do Grupo 9 “Mídias sociais e sua influência na sociedade” abordou sobre o (i) conceito de mídias sociais; (ii) a diferença entre mídias sociais e redes sociais; (iii) a importância das mídias sociais para o mundo atual; (iv) a influência das mídias sociais na sociedade contemporânea; (v) influências negativas avindas das mídias sociais; e (vi) sobre a Deep web e Dark web.

Achei uma boa escolha iniciar o trabalho conceituando mídias sociais e apontando diferenças entre os termos “mídia social” e “rede social”, como feito nos tópicos “Conceito de Mídias Sociais” e “Diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais”. Isso porque essa confusão é bastante frequente, por serem termos que possuem muitas similaridades entre elas e por serem muitas vezes mencionados com o mesmo significado. Seria interessante se eles dessem exemplos de mídias e redes sociais atuais.

Nos tópicos “Importância das mídias sociais para o mundo atual” e “a influência das mídias sociais na sociedade contemporânea” achei muito interessante trazer eventos recentes para ilustrar de uma forma mais clara como as mídias sociais impactam na sociedade atual. Porém, senti falta de uma análise do impacto das mídias sociais em negócios e como isso está mudando a forma de marketing de empresas e dando mais visibilidade a pequenos negócios. Além disso, seria interessante comentar mais sobre como as mídias sociais têm impactado também no âmbito político, como, por exemplo, o impacto da campanha eleitoral de Trump no Facebook na eleição de 2016 dos Estados Unidos. Um outro fato histórico que acho importantíssimo e que poderia ter sido mencionado também foi a Primavera Árabe, que foi uma onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África em 2010 em que a população foi às ruas para derrubar ditadores e reivindicar melhores condições de vida. Este evento provavelmente não teria sido possível sem as redes sociais como o Twitter e o Facebook.

Em relação as influências negativas das mídias sociais, achei que o grupo pontuou exemplos importantes como a Fake News e o Cyberbullying, porém seria interessante que fosse citado outros exemplos significativos. Como, por exemplo: criação de “bolhas sociais” já que as mídias sociais favorecem que pessoas que pensam parecido se reúnam em grupos homogêneos, compartilhando os mesmos pontos de vista e fontes de informação; a superexposição nas redes

sociais, sendo um risco para a privacidade das pessoas; falta de privacidade dos dados, já que as redes socias recolhem tudo o que um usuário escreve, todas as fotos ou vídeos que publica, as suas “curtidas”, compartilhamentos, consultas, identidade dos usuários com que interage, e sua geolocalização; e também como as redes sociais têm impactado na distorção de autoimagem, já que muitas vezes os usuários apenas publicam fotos com filtros e/ou edição de imagem ou como apenas um tipo de beleza é considerado como o ideal e como isso tem aumentado o número de intervenções cirúrgicas.

Por último, o grupo comenta de Deep e Dark Web, a explicação foi bem simples e clara, porém não consegui associar exemplos de mídias e redes sociais com estes segmentos da internet.

Como uma análise geral do trabalho, senti um pouco de falta de referências no texto, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com