Resenha da revista serviço social e sociedade 67 temasocio juridico pericia social proposta de um percusso operativo mioto .
Por: Genny Alves • 3/7/2018 • Resenha • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 494 Visualizações
Resenha da revista serviço social e sociedade 67 temasocio juridico pericia social proposta de um percusso operativo mioto .
A Perícia social pode ser considerada como um processo através do qual um especialista, no caso o assistente social, realiza o exame de situações com a finalidade de emitir um parecer sobre o mesmo,esse Parecer: é a opinião técnica do assistente social sobre uma determinada situação social. A pericia social ela pode ser solicitada por varias autoridades e de varias areas, mais mais a pericia é tradicionamente e amplamente do espasso juridico e é nessa area que ele tem a finalidade de conhecer analisar e emitir parecer sobre situaçoes, como ploblematicasno espaço de debates legais pretendendo assessoriar os juizes em suas decisoes e essa pericia social se faxzpor meio de laudo social.
o eixo de sustentação da pericia social são quatro que são a copetencia tecnicas, competêcia teorica metodologica e autonomia de compromisso. Competência técnica: refere-se à habilidade do profissional na utilização de seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional que são o Instrumentos de trabalhoque é conjunto de recursos que permite a operacionalização da ação profissional, o Instrumentos básicos que são entrevista, observação, a visita domiciliar e a documentação. muitas das vezes a observação se realiza no contexto de uma entrevista.e ela que seja menos diretiva possível. A Visita domiciliar: objetivo de conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relações. Nas visitas utiliza-se de entrevistas e observação. Sempre que possível, as visitas devem ser agendadas com antecedência. essa visitas elas tem que ser resistradas através de relatorios que são a documentação Os instrumentos não devem ser vistos de maneira parada mais ao contario Devem ser criados e ecriados de acordo com os objetivos e com as exigências da ação profissional.
o segundo eixo de sustentação da pericia Competência teórico-metodológico: refere-se à base de conhecimentos que o assistente social deve dispor para desenvolver a perícia social,tanto em termos para a organização do processo, como para a efetivação da análise sobre a quao descansa o parecer social. O terceiro o perito tem como elemento chave para o desenvolvimento da perícia a autonomia. Para poder opinar, é necessário que o profissional tenha liberdade para decidir sobre os caminhos que o levarão a formação de tal opinião. Portanto é competência e responsabilidade doperito a definição dos sujeitos a serem envolvidos no estudo social, a escolha dos instrumentos operativos para realiza-lo, assim como a documentação tem a liberdade, inplica o compromisso ético politico . O copromisso etico politico é de destacar o dever do assistente social para que os sujeitos que vão faser a pericia o objetivo do seu trabalho e o sigilo proficional.
Há alguns pricipios norteadores da ação do perito a primeira é que toda situação é um momento de descobertas, o segundo, o processo de pericia é também é um processo de intervenção, o terceiro que é as implicaçoes que a pericia social tem para a vida dos sujeito envolvidos. a consequência da pericia social na vida do sujeito envolvido pode ser analisado tanto no no momento é que é realizado,ou depois atraves do ipactos que causa na vida do sujeito.
o assistente social nomomento da realisação da pericia precisa faser com que as pessoa envolvidas tenham uma vivencia melhor possivel, pois assim as pessoas tem uma reflexão melhor sobre
...