TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas do Questionário Ciências Políticas

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas do Questionário Ciências Políticas

1) A Monarquia tem como característica a vitaliciedade – que tem como efeito o Monarca governar por quanto tempo for possível, até quando houver condições para isso, ou seja, não governa por um tempo determinado, e sim indeterminado; a Hereditariedade – que é a relação de sucessão baseado em sua linha ascendente, ou seja, de pai para filho; e a Irresponsabilidade Política – o monarca não se responsabiliza politicamente por decisões tomadas e não da satisfação ao povo.

2) Na Monarquia Absolutista há uma concentração de poder absoluta na mão de um representante (Monarca), o exerce, por direito próprio as funções de legislador, administrador e supremo aplicador da justiça. Age por seu próprio e exclusivo arbítrio, não tendo que prestar contas dos seus atos senão a Deus. Justifica – se pela origem divina do poder. Já a Monarquia Constitucional é aquela em que o rei só exerce o poder executivo, ao lado dos poderes legislativos e judiciários, nos termos de uma Constituição escrita.

3) Monarquia é uma forma vitalícia de governo em que apenas uma pessoa exerce o Poder Político. Traz muito forte a idéia de contração de poder na mão de um representante.

4) As espécies de Monarquia existentes atualmente são a Monarquia Parlamentar – aquela em que o Rei não exerce função no governo, o Rei reina, mas não governa. O Poder Executivo é exercido por um conselho de ministros (gabinete) responsável perante o parlamento. Nessa espécie ao Rei se atribui um quarto poder, chamado de moderador, com ascendência moral sobre o povo e sobre os próprios órgãos governamentais, porém não participa de forma ativa no funcionamento da maquina estatal. É um símbolo; e a Constitucional – onde o monarca só exerce o poder executivo ao lado do dos judiciários e legislativos, nos termos de uma constituição escrita.

5) As formas de sucessão são: A hereditariedade (que é a forma mais prevalente), ou seja, de linha ascendente, pai para filho; Eleição, como acontece na Arábia, onde há a escolha das famílias por eletividade. Outro exemplo é a Roma Antiga, até o século V também funcionava dessa maneira; e a cooptação, onde o monarca escolhe o sucessor.

6) República é o governo temporário e eletivo. Vem do latim res que significa “coisa” publica, ou seja, tem a ver com o cuidado com a coisa pública com interesse na sociedade. Surgiu em contraposição a monarquia.

7) As características são: Eletividade – ou seja, permanece enquanto for eleito; Temporariedade – o mandato do governante é por tempo certo; Responsabilidade Política – o governo deve prestar conta ao povo. Portanto, o principal elemento diferenciador da República em relação a Monarquia é o governo por tempo limitado.

8) Na República o governo renova-se mediante eleições periódicas, ou seja, o governante é escolhido e as funções de chefe de Estado e Governo são separadas, tem como essência a participação do povo. A República vem fortemente ligada a democracia. Já a Monarquia, o governo é hereditário e vitalício. A principal diferença entre as duas formas de governo são o tempo de governo, sendo um periódico e no outro indeterminado até o limite das condições do monarca.

9) Não, o princípio republicano não esta no rol de cláusulas pétreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com