SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL
Por: lbsbrandao • 12/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.483 Palavras (6 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
DAIANE CARVALHO DA SILVA
RELATÓRIO AVALIATIVO DO ESTÁGIO
OBRIGATÓRIO III
[pic 3]
São Felix do Coribe
2014
DAIANE CARVALHO DA SILVA
RELATÓRIO AVALIATIVO DO ESTÁGIO
OBRIGATÓRIO III
Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio obrigatório III.
Prof. Adarly Rosana Moreira Goes
São Felix do Coribe
2014
INTRODUÇÃO
O Centro de Referência de Assistente Social (CRÁS) de Correntina - BA é uma entidade pública da politica de assistente social de base munícipal e integrante das SUAS que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
A implantação desta Unidade pressupõe diálogo com os elementos fundamentais do Sistema Único de Assistência Social, tais como: proteção básica e especial (articulação e fluxos na relação com os serviços socioassistenciais do território e com proteção especial); responsabilidade das três esferas na oferta e financiamento da proteção básica; e rede que integra o SUAS - pública e privada sem fins lucrativos, no território de abrangência do CRÁS.
O CRÁS é composto pela equipe mínima e necessária: uma Coordenadora, uma Assistente Social, uma Psicóloga, uma Gestora da Bolsa Família, uma Assistente Administrativa, uma Secretária e uma Auxiliar de Serviços Gerais.
A Politica institucional é voltada para o social emancipador e colaborador de acordo com a necessidade de cada caso. E através da Politica Pública de Assistência Social, trabalha com Criança, Adolescente, Juventude e Idoso, bem como, famílias cadastradas no CRÁS do município.
O CRÁS de Correntina-Ba atende de 500 a 800 famílias mensalmente, sendo que sua referência é de 2.500 famílias, aonde se desenvolve ações continuas que possibilita aos seus usuários a melhoria da qualidade de vida das famílias menos favorecidas como o apoio ás famílias e indivíduos na garantia de seus direitos de cidadania, com ênfase no direito á convivência familiar e comunitária, serviços de acompanhamento social ás famílias, proteção social, escuta proteção social, proteção prò-ativa (visitas as famílias em situações de riscos) e acolhida para a recepção, escuta, orientação e referência.
O CRÁS, desenvolve projetos como o Pro jovem Adolescente onde esse projeto integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) com modalidade exclusiva e destinada a faixa etária da juventude que compreende entre os 15 a 17 anos pertencentes a família beneficiaria do Programa Bolsa Família ou em situação de vulnerabilidade, também são realizadas as seguintes atividades: O Curso de Crochê, Aula de música, Grupo de Melhor idade, curso de manicure e pedicure, atendimento ao grupo de convivência criança e o pro jovem.
O CRÁS, trabalha dentro da proteção Social Básica, por meio do estimulo à organização, fortalecimento e autonomia da família e da comunidade, onde são ofertados os serviços de encaminhamento do BPC-Beneficio de Prestação Continuada. Observando que ao decorrer do ano as atividades são integradas de acordo ao calendário comemorativo, que geralmente é composto por datas especais tais como: Carnaval, Páscoa, Festas juninas, Outubro rosa, Novembro azul, Dias dos Pais, Dias das Crianças, Dias das Mães e natal. Promovendo assim um fortalecimento dos vínculos familiares e da comunidade, assim como a articulação com a rede sócio assistencial e demais politicas setoriais, programas, projetos e serviços, tendo promoção do acesso aos direitos à informação e a cidadania.
O assistente social pauta-se em normas contidas no exercício do profissional para desenvolver um trabalho condizente com a realidade num posicionamento politico e ético diante da questão social e suas particularidades no âmbito do sócio ocupacional ao lado da competência teórico metodológico e técnica operativa.
Para realização desse projeto contei com a colaboração da assistente social do crás, e com os ACS(Agente comunitário de saúde) para mobilização das mulheres nos dias de execução desse projeto.
DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO-MOMENTO DA APROXIMAÇÃO TEÓRICO- PRÁTICA
O projeto de intervenção foi operacinalizado através da metodologia participativa, entendido como método capaz de propiciar o envolvimento dinâmico dos usuários, através da valorização de suas experiências pessoais, sua capacidade de reflexão e atuação nas atividades desenvolvidas. O método adotado foi:
Primeira etapa :
Apresentação do projeto de intervenção aos beneficiarios,com objetivo que todos tomasse conhecimento de todo o processo a ser executado.
Realização de palestras educativas, ministrada por profissionais da área de saúde, visando ampliar o conhecimento, de seus direitos.
Temas trabalhados:
- Indenticar qualquer ato ou condulta que cause danos ou sofrimentos físicos, sexual ou psicológico a mulher.
- Como reagir diante as violências doméstica
Segunda etapa :
Foram realizadas reuniões com a equipe envolvida no projeto e com parceiros visando articular parceria para execução do projeto.
Realização de uma palestra com o tema violência contra a mulher e destribuição de folhetos informativos sobre o mesmo.
O público beneficiado com o projeto de intervenção do estagio curricular III foram as mulheres beneficiadas pelos programas sociais dos CRÁS.
...