Serviço social
Por: Thays Marcondes • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A Filosofia é entendida como o trabalho dos pensadores que ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo da nossa existência, indagações sobre conhecimento sobre valores, natureza, beleza e o homem. O Serviço Social vem para colocar em prática as políticas sociais de atendimento e combate às desigualdades. Atrelar a Filosofia ao Serviço Social é aprimorar a reflexão acerca da teoria x a prática, buscando na formação da ciência a base para nossa profissão.
Este trabalho reúne as reflexões da disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social divididas em etapas que subsidiaram a compreensão do significado social da profissão e seu desenvolvimento sócio histórico, bem como uma visão crítica da sociedade, a fim de aprimorar a práxis.
2. FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
Filosofar é refletir sobre a experiência vivida. A história do Serviço Social está ligada aos fatos históricos, portanto não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade, isto é, a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais.
3. CONCLUSÃO
Num processo de construção avanços e recuos são parte de um mesmo contexto, porem criar as condições para que no presente e intervir nas questões Sociais. O espaço das faculdades são campos iniciais das discussões que se espalham por projetos em comunidades, por pesquisas temáticas e analises das questões sociais que povoam o cotidiano., sempre com a preocupação,de estabelecer políticas preventivas.
O Serviço Social se apresenta como uma profissão profundamente associada à história da sociedade, e dessa forma, a profissão precisa modificar-se conforme as conjunturas sociais tomam novos direcionamentos. Para o enfrentamento da questão social o profissional precisa ser comprometido com a justiça social e fazer da sua prática uma maneira de ampliar o acesso dos indivíduos aos direitos sociais.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...