Solidariedade mecânica e orgânica para Durkheim
Por: Thauan Medeiros • 29/10/2019 • Abstract • 302 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica; na aula foram expostas suas características:
Quanto a ocorrência
Mecânica: A solidariedade mecânica é própria das sociedades ditas “primitivas” e “arcaicas”, geralmente organizadas em tribos e clãs com baixa divisão social do trabalho. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.
Orgânica: A solidariedade orgânica é própria das sociedades ditas “modernas” ou “complexas”, nestas sociedades há uma grande diferenciação individual e social, além de nessas haver a dissolução dos valores e crenças aqui existe a consciência individual.
Quanto a função social
Mecânica: Aqui as funções sociais são pouco diversificadas, não há muitas opções disponíveis e raramente o que define a função do indivíduo é sua vontade, as funções são voltadas para suprir as necessidades materiais coletivas.
Orgânica: A divisão econômica do trabalho social é mais desenvolvida e complexa e se expressa nas diferentes profissões e variedade das atividades industriais, para exemplificar a interdependência do “organismo social” Durkheim faz uma analogia com a biologia dizendo que os(as) indivíduos/funções são como órgãos de um organismo (diferentes porem interdependentes).
Quanto ao direito
Mecânica: Uma vez que aqui predomina a consciência coletiva as transgressões a lei são tomadas como agressões ao coletivo portanto as punições são dadas com o intuito de reprimi-lo ou expulsá-lo do convívio social, são comuns penas de morte, torturas, mutilações e humilhações (direito punitivo).
Orgânica: Aqui uma vez que existe a consciência individual e cada indivíduo tem seu valor no “organismo social” há uma preocupação em mantê-lo exercendo sua função social portanto as penas(prisão, trabalho, multas) para os transgressores são dadas com o intuito de reabilitar o indivíduo para sua função(direito restitutivo).
...