Subjetividade
Por: Bruna Ávila • 10/12/2015 • Abstract • 866 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
Estudo para Prova
- A questão da subjetividade é que ela não é uma imanência (Algo acima da influência, algo determinado), mas é socialmente produzida.
- Os elementos da produção estão articuladas na cultura, em que os sujeitos partilham com os outros em uma formação social detrminada, em um tempo histórico delimitado.
* A subjetividade é dividida em duas dimensões:
A PRIMEIRA DIMENSÃO: É a dimensão da subjetividade como experiência de si mesmo, nela o foco do estudo é o sujeito como centro e origem da subjetividade.
A SEGUNDA DIMENSÃO: Excede estes limites e acrescenta ao estudo uma perspectiva da subjetividade como condesação de múltiplos elementos extra-individuais que afetam o sujeito no curso da sua vida. (No contexto em que vive a experiência)
- Os sujeitos serão constituídos através e no entrecruzamento de diversas linhas de força (O sujeito é fruto do meio em que vive), que se movimentam tanto no sentido do sujeito para o mundo, como do mundo para o sujeito. (Lugar de tensão no exterior e o interior, clivando pelos antagonismos sociais, é que se produz a subjetividade)
OBS: No entrecruzamento das linhas de força, entre o que eu vou fazer e o que eu vivo, cria-se a minha subjetividade, sendo influenciado e influenciando.
- Renato Mezan apresenta a palavra sujeito, com indivíduo com capacidade de iniciativa e liberdade, quando assume, por exemplo, o caráter "sujeito de direitos". (Nos reconecta a ideia de alguém de ação, somos sujeitos ativos e não passivos)
- O real é o mundo material - a natureza - e as relações que o homem estabelece na vida social.(A partir do que vive)
- Nas práticas sociais os homens constroem sua subjetividade e neles sintetiza-se todo o conjunto das relações sociais , que se não determinam inteiramente a subjetividade , que estão presentes em algumas de suas formas fundamentais, bem como seus limites.
- Na produção da subjetividade, cruzadas pela tensão exterior-interior, movimentam-se três esferas distintas: Natureza, Corporeidade e a história.
- A dimensão histórica da subjetividade permite entendê-la como uma universalidade (ligado a todos) que é atravessada pela temporalidade.
- A corporalidade, está sempre particularizada em uma forma e conteúdo assumidos em referêncua às relações sociais, em um momento histórico determinado. (Ações que tomam o corpo)
Através da das três esferas, identificam-se 3 planos diferentes no movimento de produção: Singular, universal e o particular.
PARTICULARIDADE: Externo ao sujeito/ contexto/ tudo que acontece na sociedade - PARTE DE ALGO ESPECÍFICO.
UNIVERSALIDADE: Ligado a todos/ O que diz a respeito a todos os seres humanos. Cada sujeito vai viver a universalidade que é de todos.
SINGULARIDADE: O que é próprio de cada um.
SUBJETIVIDADES: Várias experiências, sujeitos múltiplos - Múltiplas formas (A pessoas assume várias condições, vários modos de agir. Ex: Na Igreja assume um modo de agir e no trabalho assume outra condição), vivendo situações diferentes.
- A dialeticidade (Ir e vir - Dinâmica dos sujeitos) entre a singularidade - o estritamente particular - e a universalidade - o genericamente humano - está mediada pelo particular, que são justamente aquelas condições que, externas aos sujeitos, são compartilhadas com outros sujeitos do mesmo segmento social, na formação social e a histórica em vivem.
- A constituição da mediação do particular (Externo - Social), se dá no domínio da cultura dos grupos sociais (Trabalhar os valores no sujeito. Ex: Família, Igreja e Escola ), se realiza através de instrumentos e instituições responsáveis pela aculturação dos indivíduos desde seu nascimento e está revestido pelas formas de ordenação do poder da vida social.
- Toda sociedade investe em sua reprodução através da transmissão (A perpetução dos valores) a seus indivíduos do patrimônio que acumulou historicamente, transmitindo-as para as próximas gerações.
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