TRABALHO DE POLÍTICA SOCIAL
Por: ALINE FAVILLA • 6/4/2015 • Ensaio • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 138 Visualizações
QUESTÃO 1 - Com base nas discussões até aqui apresentadas, indique qual a relação existente entre política e política social. De que forma a política social pode contribuir para efetivação dos direitos civis e sociais?
Resposta:
A política social é ação direta do governo na sociedade com o objetivo de garantir os mínimos sociais, este governo é exercido pela política a qual é conceituada como ciência do bem governar, ou seja, a política social é seguimento da política, mantendo uma correlação entre ambas.
A política social pode contribuir para efetivação dos direitos civis e sociais, se esta tiver qualificação legal e legitimações como direito, para que assim o estado tenha comprometimento com a garantia da cidadania.
A efetivação dos direitos sociais é uma questão de Direito, mas também de Política, de Economia e de diversas áreas do conhecimento e esferas sociais implicadas na definição das políticas sociais. O Estado tem obrigação constitucional e compromissos internacionais com a implementação desses direitos, que são matéria constitucional, e devem ser assegurados por este, de acordo com a vigente Constituição Brasileira.
QUESTÃO 2- Redija um texto (10 a 15 linhas) com os principais pressupostos teóricos marxistas. E apontem quais foram as principais contribuições dessa teoria para o desenvolvimento das políticas sociais.
Resposta:
O fundador do pensamento marxista (Karl Marx), foi responsável por conceitos e teorias, que muito influenciaram a sociedade e impulsionaram mudanças sociais que deixaram marcas na história.
Alguns destes principais conceitos são: Classes sociais; A alienação; O capitalismo; A mais valia; A dialética e o materialismo.
As teorias de Marx ajudaram a descrever a sociedade capitalista, suas formas de produção, as contradições entre burguesia e proletariado, as lutas de classes entre proletariado e as potencias capitalistas, As teorias de Karl Marx contribuíram para uma transformação social, influenciando o desenvolvimento das políticas sociais, que são mediadoras justamente destas lutas de classes entre capitalismo e trabalhador.
QUESTÃO 3- A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição de sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se. Pesquise em outras fontes bibliográficas e redija um texto (10 a 15 linhas) sobre o surgimento das Políticas Sociais. Lembre-se de inserir as referências dos textos pesquisados.
“O que transformou o mundo não foi à utopia. Foi a realidade.”
José Saramago
As políticas sociais tiveram suas primeiras manifestações em final do século XIX, com o surgimento das primeiras legislações e medidas de proteção social e com a construção do Welfare State (Estado do Bem-Estar) nos países da Europa Ocidental e com o plano Beveridge na Inglaterra em 1942. A política social teve maior desenvolvimento após a segunda guerra mundial, na transição do capitalismo concorrencial para o monopolista. Ocorrem vários movimentos políticos contra a administração pública, considerada por muitos como ineficiente e inábil. Protestava-se também contra a falta de soluções para as crises sociais, econômicas e políticas. Nesta fase a política social chega como mediadora dos conflitos entre burguesia e proletariado exercendo o papel de política do estado capitalista, de controle da classe trabalhadora e com caráter assistencialista garantido os mínimos de educação, saúde, habitação, renda a todos os cidadãos.
QUESTÃO 4- O curta-metragem “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado (1989), faz uma análise crítica e ao mesmo tempo assustadora das condições de vida de pessoas que vivem na extrema pobreza. Assista ao vídeo para responder:
Quais os problemas sociais que o filme denuncia? O que são direitos sociais? O que são necessidades sociais?
Resposta:
Direito Sociais, visam garantir aos indivíduos o exercício e usufruto de direitos fundamentais, em condições de igualdade, para que tenham uma vida digna, por meio da proteção e garantias dadas pelo Estado Democrático de Direito. Os direitos sociais foram conquistados principalmente ao longo dos séculos, sendo a maioria deles no século XX por meio da pressão de movimentos sociais e de trabalhadores. Caracterizam-se por serem direitos fundamentais e necessariamente sujeitos à observância do Estado. Estão constituídos em leis pela Constituição Federal de 1988.
...