A Ameaça Pela Democracia: O Poder Como Interferência Política.
Por: loriᕙᕗLoriᕙᕗ • 31/8/2022 • Artigo • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 94 Visualizações
A ameaça pela democracia: o poder como interferência política.
Resumo
As características do poder e da sociedade se alteraram profundamente na medida em que novas formas de politicas estabelecem e tornam-se concretas e determinantes coletivamente. Com a ausência de posicionamentos a democracia brasileira se torna uma ferramenta de votos cuja função apenas será eleger legendas partidárias de acordo com suas identificações. Em contra ponto medidas politicas são colocadas à tona,
A ameaça pela democracia: o poder como interferência política. Palavras-chave: Democracia, política, poder.
Este artigo aborda o problema ocasionado pelo poder, ameaça contra a democracia. A importância de discutirmos o tema se aborda ao fato de que o uso do poder com exclusão democrática (Excluir a sociedade das decisões políticas) impacta diretamente a vida da sociedade. Ocasionando assim uma imposição limitada pelo próprio poder das esferas políticas, e a utilização do poder como ferramenta de influência pelos detentores.
Essa discussão se dará da seguinte maneira; num primeiro momento será discutida como o poder pode ser representado, tanto em âmbitos familiares como no meio político. Na sequência as identificações e distribuições do poder com exemplos em abordagem teórica e fatos contemporâneos.
Pode-se discutir o poder de maneiras diretas e indiretas, como, por exemplo, as relações familiares que são sociais e carregadas de poder. Os próprios membros sejam eles pais ou filhos, os filhos muitas vezes podem agir de maneira orientada, a vontade dos pais. Quando um adolescente é convidado para uma festa com amigos e, o horário que deve retornar imposto pelos pais é a forma em que transcrevem o seu poder imposto sem que seja reconhecido diretamente. O horário determinado pode ser explícito ou estipulado, mas não apaga o papel dos pais como o centro do poder, e ultrapassar o limite imposto pelos pais poderá ocasionar punições, mesmo que sejam mínimas. Desta maneira podemos ter uma primeira abordagem do como o poder se intitula e modifica-se
Pode-se também analisar o inverso da influência, os filhos podem ter um determinado poder aplicado sobre os pais, por exemplo; quando um pai dá de presente à criança aquilo que está desejando e que a ele foi pedido ou quando por sua vontade pensa ‘’comprarei tal presente para meu filho, pois tenho certeza que ele adorará o mesmo’’. Existe um exercício de poder onde a criança tem sobre os seus pais. Mesmo que não seja uma regra social, não diminui sua eficácia, uma vez que um adolescente pode agir contra sua vontade para fazer a vontade de uma amizade que o convidou para ver um filme. É uma forma social de se agir, mesmo que não seja lei, mas sendo tão percebível como relação privada, fica ainda mais transparente notarmos o uso do poder em esferas públicas. O exercício de autoridade como normas sociais e leis são exemplos do poder que influenciam a conduta coletiva das pessoas.
É uma forma social de se agir, mesmo que não seja lei, mas sendo tão percebível como relação privada, fica ainda mais transparente notarmos o uso do poder em esferas públicas. O exercício de autoridade como normas sociais e leis são exemplos do poder que influenciam a conduta coletiva das pessoas.
A lei existe para que as sociedades sejam regradas, e como poder pode manifestar-se como dominação não legítima e exclui o consentimento daqueles que serão submetidos pelas novas ordens impostas.
O poder se manifesta muitas vezes como o uso da força e a exclusão das sociedades. É importante discutirmos sobre tal assunto para que então entramos em uma reflexão política do quanto somos dominados pelo poder e como podemos nos posicionar diante de tais uma vez que o uso da força como último recurso pode ser utilizado contra aqueles que se opõem as novas regras que não contribuem para o benefício da sociedade mas ao contrário impactam, causam abalos e manifestos como muito registramos em nosso país, como por exemplo " protestos contra a reforma trabalhista.’’
O poder se manifesta muitas vezes como o uso da força e a exclusão da sociedade brasileira. É importante discutirmos sobre tal assunto para que entremos então em uma reflexão política do quanto somos dominados pelo poder, e como podemos nos posicionar diante de tais uma vez que o uso da força como último recurso pode ser utilizado contra aqueles que se opõem as novas regras que não contribuem para o benefício da sociedade, mas ao contrário impactam, causam abalos e manifestos como muito registramos em nosso país, como, por exemplo," protestos contra a reforma trabalhista. ’’.
...