A CIÊNCIA POLÍTICA
Por: Amaro David da Silveira • 26/9/2019 • Dissertação • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
São Paulo
27/09/2019
INTRODUÇÃO
Neste trabalho buscaremos abordar de maneira aclarada, acontecimentos relacionados ao fenômeno do patrimonialismo brasileiro, onde visamos vislumbrar algumas características relacionadas a este fenômeno.
Trataremos a respeito do surgimento do patrimonialismo brasileiro e suas vertentes diante dos obstáculos da nação chamada Brasil.
O nosso objetivo neste trabalho de pesquisa acadêmica é trazer fatos correlatos ligados ao patrimonialismo brasileiro, em que poderemos enriquecer nossa gama de conhecimentos por meio dos fatos registrados pela história do patrimonialismo do Brasil.
DESENVOLVIMENTO
O patrimonialismo oriundo no Brasil é uma herança da colônia portuguesa que teve início no século XIII em Portugal, através da península ibérica onde ocuparão territórios sendo demarcados em três países, actual Andorra, Portugal e Espanha.
Sua implantação no Brasil foi através da administração colonial lusitana, tendo forte influência na época colonial principalmente nos seus cento e cinquenta anos iniciais, neste período as autoridades da época que representavam a coroa portuguesa foram perdendo sua autonomia e os donatários que tinham maior poder através da câmara municipal exercendo assim o poder político.
Esta mudança traz características do patrimonialismo que é a administração dos bens públicos como sendo particular. Na colonização do Brasil no primeiro século e meio os lusitanos delegaram aos colonos e donatários aqui residentes importantes funções políticas e administrativas, onde eram transferidos para patrimônio próprio. Neste período os colonos perderam poder e autonomia dando assim carta branca aos donatários para fazerem o que quisessem
Um dos fenômenos patrimonialistas da história política brasileira foi o coronel durante a republica velha O coronel era o típico líder paternalista que, ocupando o cargo de governador ou de prefeito, transformava o seu domínio de atuação política em uma extensão de sua casa ou de sua fazenda.
Para Raymundo Faoro traz o relato da transmigração da família real portuguesa para o Brasil, no início do século XIX:
Organizar o Império, para o ministério, seria reproduzir a estrutura administrativa portuguesa no Brasil e colocar os desempregados. O eixo da política era o mesmo, secularmente fundido: o reino deveria servir à camada dominante, ao seu desfrute e gozo. Os fidalgos ganharam pensões, acesso aos postos superiores os oficiais da Armada e do Exército, empregos e benefícios os civis e eclesiásticos" (Faoro, 1976: 251).
Trazendo para época atual o Brasil ainda mantem enraizado o patrimonialismo que é uma forma tradicional de dominação, que tem sido usado para demonstrar a ação do Estado, sendo vista por muitos como uma norma mesmo não sendo estabelecida.
Um dos exemplos onde o patrimonialismo pode ser visto é através do mensalão, que se refere ao desvio de dinheiro público, pago a deputados no Congresso Nacional, onde aprovaram licitações à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. No ano de 2005 após ganhar destaque na mídia a denuncia de um homem chave do PTB, onde foi instalada uma CPMI para investigar os fatos.
As investigações e as provas levantadas indicarão que os três poderes estavam fazendo parte deste desvio de dinheiro, com a CPI instaurada se comprovou um desvio de R$ 400.000.000,00 (Quatrocentos Milhões de Reais) ao legislativo para barrar as investigações, os envolvidos diretamente foram presos e condenados, mas o dinheiro não foi recuperado.
Podemos ver claramente o patrimonialismo atuante em nosso País, onde o Estado designa a conduta dos bens públicos sendo administrado por representantes onde na maioria das vezes utilizam para benefício próprio e enriquecimento ilícito.
No Brasil foi descoberto o maior esquema de corrupção da história da humanidade, pontos estes a serem apresentados do decorrer do trabalho.
CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Traços Culturais Básicos
A formação cultural brasileira é distinta por duas vertentes principais. Sendo elas a ‘’Cultura Negra’’, e a ‘’Cultura Índia’’, autóctone, a ‘’ Cultura Europeia Latina’’
A ‘’Cultura Negra’’ e a ‘’Cultura índia’’ tem o mesmo nível de desenvolvimento: o pré-lógico ou ecológico. A grande vertente central de sobrevivência se apoia em torno da adaptação ao meio físico. Ou seja, uma sociedade sem destino algum, onde vivenciam o tempo cósmico ou circular da revolução dos astros recorrente as estações do ano.
Traços Econômicos Básicos
O Brasil pode ser caracterizado como um país dependente, pois vários temas têm sido abordados por estudiosos, mestres, doutores e economistas renomados.
Houve um processo de acumulação de capital agindo com processo interno em ganhos de produtividade. Onde a infraestrutura educacional básica e nos centros de excelência técnico-científica. Este fenômeno social ainda não ocorre no Brasil, em que é preciso uma mudança na administração dos recursos e sua distribuição.
...