TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO BÁSICANO BRASIL

Por:   •  20/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.101 Palavras (17 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

EDUCAÇÃO BÁSICANO BRASIL

_____________________

Elmo Alves Silva (Pós graduação em gestão publica na instituição e curso que está matriculado na FAEL).

2 Mestre Elizabeth Macuco Zanetti Rodrigues, Especialista em Psicologia de RH-UNICAMP, Bacharel em Administração de Empresas- FESP. Especialista/EAD. Professor Adjunto da UTP. Orientadora de TCC UNINTER, UFPR e FAEL

EDUCAÇÃO BÁSICANO BRASIL1

ALVES SILVA, Elmo2

MACUCO ZANETTI RODRIGUES, Elizabeth3

RESUMO


             O presente artigo tem como finalidade o estudo sobre a educação básica do nosso país. Atualmente a educação enfrenta vários desafios, no que diz respeito em garantir a escolarização e um ensino de qualidade aos alunos, porém a educação básica tem em sua trajetória a infelicidade de não ser garantida conforme a lei manda e, de muitas vezes, a lei ser desconsiderada sem que haja preocupação. No que diz respeito aos investimentos em educação no Brasil se depara com artifícios ou medidas governamentais a fim de reduzir os investimentos na educação, mesmo sabendo que será sacrificado o aprendizado dos nossos estudantes.

Palavras Chaves:

Educação básica. Qualidade. Escolarização. Investimento.

INTRODUÇÃO

            Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa intitulada do tema proposto, O estudo teve como objetivo geral analisar a questão da qualidade da educação básica no Brasil, inicialmente buscou avaliar as políticas educacionais nacionais e seu impacto na melhoria da qualidade da educação básica. A atual configuração da educação básica brasileira reflete, em grande medida, as mudanças desencadeadas pelas reformas dos anos de 1990.

             A partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996), uma série de alterações aconteceu. Novas propostas de gestão da educação, de financiamento, de programas de avaliação educacional, de políticas de formação de professores, dentre outras medidas, foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação.

A concepção de pré - escolas que preparam seus alunos para um aprendizado, ou seja, a alfabetização, que ocorrerá no futuro com o ingresso na série seguinte, pressupõe que desenvolvimento precede aprendizagem, acreditando que primeiro a criança se desenvolve no pré, para depois aprender na série seguinte. A tarefa do professor não é somente passar seu conteúdo, mas buscar oportunidades, alternativas melhores e mais eficientes a cada dia, num processo contínuo, proporcionando um aprendizado de qualidade, que modifique, assim, a vida da criança.

             A primeira preliminar é não ignorar o que é a situação do Brasil em matéria socioeconômica. De há muito os educadores brasileiros correlacionam dialeticamente sociedade e educação. Sabemos todos que a distribuição de renda e da riqueza no país determina o acesso e a permanência dos estudantes na escola. Sabemos também que o aumento da permanência de estudantes na escola depende da realização do direito ao saber, sob um padrão de qualidade possível de ser incrementado. E sabemos também que não se deve exigir da escola o que não é dela, superando a concepção de uma educação redentora. Problemas há na escola que não são dela, mas que estão nela e problemas há que são dela e obviamente podem também estar nela. Considerar este contexto socioeconômico descritiva e analiticamente, vê-lo como suscetível de superação por meio de políticas sociais redistributivas e considerar a situação da educação escolar enquanto tal são princípios metodológicos indispensáveis para uma análise adequada das políticas educacionais.

              Afirmar a determinação socioeconômica sobre a educação não é negar as determinações internas a ela. A segunda preliminar a ser analisada é o próprio conceito de educação básica. Trata-se de um novo conceito, avançado, pelo qual o olhar sobre a educação ganhou uma nova significação.
Objetiva-se com essa pesquisa verificar a importância da Educação Infantil proporcionando às crianças uma aprendizagem com significado sem tirar-lhes a infância.

Diante disso é preciso pensar e principalmente discutir a qualidade do ensino que é oferecido nas instituições, porém nesta pesquisa será aprofundada a função da Pedagogia na pré-escola, buscando entender como ocorre o processo ensino-aprendizagem e o que os educadores priorizam em suas ações pedagógicas. Nesse contexto compreendemos que a prática pedagógica realizada nas instituições de educação infantil é uma construção histórica e social, marcada por diversos atores, que a influenciam, com maior ou menor intensidade. Cada professor com sua trajetória única e individual; cada criança em sua singularidade, assim como a família da qual ela faz parte e que participa do cotidiano da instituição. 

1. PROBLEMA DO TEMA

               Atualmente como se encontra a educação básica brasileira, e seus principais problemas? São inúmeros os problemas encontrados na educação básica, sendo um deles os Investimentos públicos insuficientes para atender com qualidades as necessidades educacionais, elevados índices de repetência, principalmente em regiões mais carentes, - Carência de condições materiais em escolas de regiões pobres usa de métodos de ensino ultrapassados, muitas aulas teóricas sem participação dos alunos.

2. JUSTIFICATIVA

               De acordo com as pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/ MEC). Todo o cidadão tem direito a educação escolar, a mesma em diversos documentos tem caráter de reconhecimento como dimensão educacional da cidadania nacional e internacional. Entretanto, o Brasil ainda não atingiu até o momento o patamar desejado na educação básica, portanto no que diz respeito à qualidade, nesse contexto, os dirigentes municipais de educação assumem uma função de destaque, uma vez que são os principais responsáveis pela gestão da qualidade da educação para cerca de 24 milhões de crianças, jovens e adultos nas diferentes etapas e modalidades, correspondendo a 46% das matrículas de Educação Básica no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com