A Educaçao Infantil
Ensaios: A Educaçao Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ead00853516 • 9/5/2013 • 2.001 Palavras (9 Páginas) • 488 Visualizações
PEDAGOGIA
AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Araranguá
19/10/2012
AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de ensino da linguagem oral e escrita, ludicidade e educação, organização e didatica na educação infantil, fundamentos da alfabetização e educação da criança de 0 a 5 anos.
Rosely Montagnini, Edilaine Vagula , Alexandre Vilas Boas da Silva e .
Araranguá
19/10/2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado (ou início) de algumas reflexões sobre minha prática como educadora O ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo conhecimentos, tentando se organizar. Para cada etapa há relações com os tipos de construções realizadas e destas vivências despontam modos de atuação que se adequam melhor à vida cidadã.
Este trabalho tem o objetivo de discutir os motivos Escrever sobre a experiência vivida no cotidiano da escola e da sala de aula é escrever sob o olhar de quem tem uma prática pedagógica e é movido por uma necessidade de compreender o contexto da sala de aula, ou o contexto escolar de uma forma mais ampla.
AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A educação infantil é um tempo e espaço destinado a criança de zero a cinco anos de idade. Olhar para a infância e para as suas especificidades demanda curiosidade, pesquisa e desejo de compreender as crianças. A educação para infância originou-se dos ideários das inúmeras lutas políticas e sociais travadas por varias gerações em diferentes contextos e momentos históricos , com objetivo de conceber e assegurar à criança o direito de viver em plenitude esse momento tão importante.
A partir da revolução industrial no século XVIII, a sociedade passou por mudanças , com a saída da mulher para o mundo do trabalho, surge assim as creches, mais com objetivos de ajudar a mulher com a economia familiar e não com a finalidade de atender as necessidades da criança. Com o termino do governo militar o legislativo passa a reconhecer a educação infantil como direito da criança e um dever do estado mas foi a partir do século XX que começou a aceitar que as crianças possuem necessidades próprias e que devem ser levadas em considerações .
1998 o MEC publica o primeiro documento curricular nacional voltado a faixa etária de zero a seis anos, intitulado Referencial Curricular Nacional para a educação infantil o documento se organiza em três volumes . o referencial pretende, portanto, orientar as ações em busca de qualidade e não tem a pretensão de resolver problemas complexos do cenário educacional a finalidade maior do documento é fornecer orientações e não estabelecer regras fixas , até porque seu objetivo é contribuir para a resolução dos problemas inerentes a essa etapa de formação. Por tanto o documento enuncia os objetivos para a educação infantil, no primeiro volume o referencial traz a concepção de criança o documento esclarece que a criança é um sujeito social e histórico, fazendo parte da família e, portanto de um sociedade, e esta, por sua vez representa uma determinada cultura deste modo o professor precisa ter um olhar atento e um desejo de compreender suas crianças, respeitando suas necessidades e potecialidades.
O planejamento é uma atividade que orienta quais caminhos o professor deve tomar em relação ao processo de ensino e de aprendizagem, com vista a atingir os melhores resultados possíveis, é um elemento fundamental na educação infantil e nas outras etapas de ensino da educação basica com o planejamento o professor acaba conhecendo melhor a sua turma pode-se perceber que os professores conhecem a importância de planejar sua aula de forma que eles possam atuar com mais segurança; sabendo como a aula irá acontecer, chegando-se à sala, preparado para a aplicação da mesma. o planejamento direciona, faz com que o professor atue com mais segurança, pois não tem como trabalhar sem antes fazer um planejamento do que será trabalhado e como será trabalhado. O planejamento auxilia no direcionamento, segmentação, organização e seqüência da rotina de aula, de forma que possa ir preparada para a execução da mesma, Afirmam que o professor que não tem em mãos seu planejamento, não sabe como a aula irá discorrer e dessa forma não alcança seus objetivos e nem atende às necessidades de aprendizado do aluno.
Na educação infantil, alguns profissionais sabem da importância do planejamento, mas por se tratar de crianças da primeira infância, o cuidar ainda tem peso maior, porém com estudos e conversas conseguiremos colocar o cuidar e o educar na mesma proporção. Assim, é importante que o educador compreenda que o planejamento é um processo ativo, cheio de vida, que contribui tanto com o trabalho docente como discente, com o planejamento o professor consegue se organizar melhor organizá-lo de maneira que oportunize tais relações é expressão de sua prática pedagógica é importante que o professor de Educação Infantil tenha uma atuação que seja promotora da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças no sentido de lhes garantir o direito à infância. Para que isso ocorra, é necessário que o espaço proporcione às crianças situações onde elas possam manifestar suas emoções, priorizando relações afetivas entre criança/criança
...