A Globalização e o Neoliberalismo
Por: luciananeves • 2/6/2020 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
A globalização e o neoliberalismo
Outra importante consequência do fim da Guerra Fria foi o crescimento e fortalecimento do processo de globalização, com a expansão dos sistemas financeiros internacionais e dos produtos, devido, por exemplo, às facilidades dos transportes, além da própria expansão da internet, diminuindo as barreiras nas comunicações.O neoliberalismo, que começa a crescer e ganhar notoriedade na década de 80, se expande ainda mais com o crescimento da globalização. O neoliberalismo marca o momento em que, novamente, é adotado um Estado mínimo, como percebido nos governos de Margareth Tatcher e Ronald Reagan.
O Neoliberalismo surgiu no século XX ele foi uma doutrina com base em teorias formuladas pelos teóricos, Ludwig von Mises e Friedrich Hayek. Ela surgiu para opor-se à teoria keynesiana de bem-estar social e propondo uma nova leitura da parte econômica do liberalismo clássico, tendo como base uma visão econômica conservadora que pretende diminuir ao máximo a participação do Estado na economia. Para os neoliberais, os serviços básicos devem ser mantidos, mudando apenas sua forma de gestão: desconcentrando-os das mãos do Estado e concentrando-os nas mãos da iniciativa privada. as principais características do neoliberalismo é o Estado mínimo e mediador, as privatizações, globalização e livre circulação, a livre concorrência e as políticas econômicas compatíveis.
Neoliberalismo no Brasil
Ele foi introduzido associado ao discurso da necessidade de modernização do país, que se iniciou no governo de Fernando Collor de Mello, em 1989, e se aprofundou nas décadas de 1990 e 2000, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Enfim ele começou a ser seguido a partir do governo de Fernando Collor. Teve como ênfase as reformas econômicas, a privatização das empresas estatais e as políticas sociais focalizadas.
...