A Governança Corporativa E Os Seus Incentivos
Ensaios: A Governança Corporativa E Os Seus Incentivos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RodrigoSantoss • 14/9/2014 • 323 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Universidade Cruzeiro do Sul
Graduação em Ciências Contábeis
A Governança Corporativa e os seus incentivos
Rodrigo dos Santos da Silva - RGM: 21612-7
São Paulo
2014
A Governança Corporativa e os seus incentivos
A Governança Corporativa tem como objetivo garantir para seus acionistas a confiabilidade de uma determinada empresa. Desenvolver eficientes de mecanismos de incentivos e também de monitoramento com intuito de assegurar que o comportamento dos executivos esteja de acordo com o interesse dos acionistas é algumas de suas características.
O conceito de Governança Corporativa nasceu através da transparência em relação às empresas de capital aberto com ações negociadas em bolsas de valores. Por conta disso se tornou fundamental para o sucesso das organizações em geral, Proporcionando aos proprietários, gestão, estratégia de sua organização e a efetivação da monitoração da direção executiva. As principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão são o Conselho de Administração, a Auditoria Independente e o Conselho Fiscal.
É importante destacar, as principais ferramentas utilizadas na Governança Corporativa, que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão, são elas: o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal. Portanto, a sua consolidação voltada para empresas de capital aberto ela deve ser vista como importante instrumento de gestão das organizações em geral, sejam elas públicas ou privadas, deste ou daquele segmento da economia, pequenas ou grandes.
Uma gestão de sucesso passa pela compreensão da importância das relações entre os acionistas, administradores, auditores externos, minoritários, conselhos fiscais e os stakeholders (empregados, credores e clientes) e, também, pelo entendimento da forma como essas relações são conduzidas.
Entretanto, dadas as evidências encontradas nesta pesquisa, os seguintes pontos em relação à eficiência do mercado brasileiro devem ser considerados:
Para as ações preferenciais, o mercado apresenta-se eficiente na forma semi-forte. Em relação às ações ordinárias, a eficiência não se apresenta de forma consistente, pois é válida somente para os resultados negativos.
REFERENCIAS
LOPES, Alexsandro Broedel. A Informação Contábil e o Mercado de Capitais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
http://imasters.com.br/artigo/3915/governanca/governanca_corporativa_diferencial_para_sucesso/
http://movimentobrowniano.wordpress.com/2010/07/12/e-essa-tal-governanca-corporativa/
http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-quais-sao-os-beneficios-objetivos-e-vantagens-da-governanca-corporativa/
...