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A Historia Do Servico Social

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Por:   •  15/5/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

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O Serviço Social tem em sua gênese, na sociedade capitalistamonopolista, mediante as necessidades da divisão sócio-técnica do trabalho, marcadopor um conjunto de variáveis que vão desde a alienação, a contradição ao antagonismo.Neste contexto, no Brasil, o Serviço Social buscou afirmar-se historicamente comouma prática de cunho humanitária, através da legitimação do Estado e da proteção daIgreja, a partir da década de 1940.O Conservadorismo profissional pode ser identificado na práticaprofissional desta época, onde ação profissional consistia em forma de intervir na vidados trabalhadores, ainda que sua base fosse à atividade assistencial; porém seus efeitoseram essencialmente políticos: através do “enquadramento dos trabalhadores nasrelações sociais vigentes, reforçando a mutua colaboração entre capital e trabalho”(IAMAMOTO, 2004, p. 20).Conforme Iamamoto (2004, p. 20-21) observa-se que diferentementeda caridade tradicional, que se limitava à reprodução da pobreza, a profissão propõe:Uma ação educativa, preventiva e curativa dos problemas sociais através de sua ação junto às famílias trabalhadoras; Diferentemente da assistência pública, por desconhecera singularidade e as particularidades dos indivíduos, o Serviço Social passa a orientar a“individualização da proteção legal, entendida como assistência educativa adaptada aosproblemas individuais; Uma ação organizativa entre a população trabalhadora, dentro damilitância católica, em oposição aos movimentos operários que não aderiram aoassociativismo católico.Iamamoto e Carvalho conceituam o conservadorismo profissionalcomo:

[...] uma forma de intervenção ideológica que se baseia no assistencialismocomo suporte de uma atuação cujos efeitos são essencialmente políticos: oenquadramento das populações pobres e carentes, o que engloba o conjuntodas classes exploradas. Não pode também ser desligado do contexto maisamplo em que se situa a posição política assumida e desenvolvida peloconjunto do bloco católico: a estreita aliança com o ‘fascismo nacional’, oconstituir-se num polarizador da opinião de direita através da defesa de umprograma profundamente conservador, a luta constante e encarniçada contrao socialismo, a defesa intransigente das relações sociais vigentes(CARVALHO,

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IAMAMOTO e CARVALHO, 1988: 221-222).

______________________________________________________________________*Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista emServiço Social em Oncologia pelo Instituto de Câncer/RJ e Mestranda em ServiçoSocial pela UFAL.3Mediante esses elementos a autora enfatiza que o “Serviço Socialemerge como uma atividade com bases mais doutrinarias que científica, no bojo de ummovimento de cunho reformista-conservador” (IAMAMOTO, 2004, p. 21). E mesmocom o processo de secularização e ampliação do suporte técnico-científico da profissão,com o desenvolvimento das escolas e faculdades de Serviço Social, sob influência dasCiências Sociais no marco do pensamento conservador, do Serviço Social americano.Com o processo de desenvolvimento econômico no Brasilprincipalmente o desenvolvimento da indústria automotiva na década de 1950, asmazelas da “questão social”, demandaram aos assistentes sociais uma ação profissional,de abordagem individual, grupal e de comunidade. A abordagem comunitária foidefinida Ammam como:

Um processo através do qual os esforços do próprio povo se unem aos dasautoridades governamentais, com o fim de melhorar as condiçõeseconômicas, sociais e culturais das comunidades, integrar essas comunidadesna vida nacional e capacitá-la a contribuir plenamente para o progresso dopaís.

(1984, p.32 aput ONU 1962, p.25)

A partir da incorporação teórica e metodológica da abordagemcomunitária no Serviço Social, conforme Netto (2005) os profissionais passaram asentir maior sensibilidade no tocante as questões macrossociais, além disso, o autordestaca que esta forma de intervenção estava “mais consoante com as necessidades e ascaracterísticas de uma sociedade como a brasileira – onde a “questão social”

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