A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO USO DE DROGAS
Por: vanialolo • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.737 Palavras (15 Páginas) • 509 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EM SERVIÇO SOCIAL.
VÂNIA LÚCIA NEPOMUCENO
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO USO DE DROGAS.
Betim - MG
2017/6
VÂNIA LÚCIA NEPOMUCENO.
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO USO DE DROGAS.
Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Gestão Social e Análise de Politícas Sociais; Comunicação na Prática do Assistente Social; Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso; Estágio em Serviço Social III;
Orientador: Prof. Maria Angela Santini; Levy Herinque B. Neto; Amanda Boza Carvalho; Nelma S. A. Galli Maria Ângela Santini; Nelma S. A.
Orientadora: Profª Fernanda Caroline Resende Ferry
Betim - MG
2017/1
SUMÁRIO
1. Introdução..............................................................................................................3
2. Desenvolvimento...................................................................................................6
2.1 Delimentação e Formulação do Problema............................................................6
3. Objetivos.................................................................................................................6
3.1 Objetivo Geral........................................................................................................6
3.2 Objetivos Específicos.............................................................................................6
4. Justificativa.............................................................................................................7
5. Metodologia............................................................................................................8
6. Revisão Bibliográfica............................................................................................8
7.Cronograma de Pesquisa .....................................................................................9
8. Orçamento...........................................................................................................10
9.Resultados Esperados........................................................................................10
10.Referencias Bibliograficas................................................................................11
1.INTRODUÇÃO
De acordo com a descrição, qualquer substância pode ser considerada droga, porém o contato com o corpo humano é que altera o modo de funcionamento, ou seja, em contato com o organismo pode modificar as funções.
As drogas se tornaram um grande fantasma da sociedade moderna, mas suas raízes históricas possuem um vínculo com o uso medicinal e hoje é vista como prejudicial.
O uso de drogas licitas e ilícitas é um dos principais problemas da saúde no mundo, pois o seu consumo afeta o Sistema Nervo Central do usuário, ocasionado o desencadeamento de diferentes doenças como: Enfisema Pulmonar; Cirrose e câncer no fígado; Distúrbios comportamentais; AIDS; Comprometimento cerebral; dentre outras.
Pode-se destacar que a droga licita são substâncias que há o reconhecimento legal do consumo, porém com algumas restrições, como é o caso da bebida alcoólica e do cigarro.
Nessa perspectiva, o dicionário Houaiss (2001), define drogas como:
Qualquer substância ou ingrediente usado em farmácia, tinturaria, laboratórios químicos. Qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química e qualquer substância ou produto tóxico de uso excessivo; entorpecente. Qualquer substância que leve a um estado satisfatório ou desejável (HOUAISS, 2001, p. 1085).
Já as drogas ilícitas são substâncias que por meio da Lei nº 11.343 de 23 de agosto de 2006, proíbe e reprime a produção, comercialização e consumo, como é o caso da maconha, cocaína, crack, etc.
Duarte (2010) abordar as definições quanto uso, abuso e dependência de drogas:
Uso refere-se ao consumo em qualquer quantidade, enquanto abuso relaciona-se a uma forma de uso/consumo que potencializa os malefícios para a saúde do indivíduo; e dependência relaciona-se a situações quando o uso/consumo já alterou todo o funcionamento do organismo, trazendo consequências não apenas físicas, mas também emocionais, culturais, sociais (DUARTE, 2010).
Devido aos problemas supracitados, a Política de Saúde realiza um trabalho de Prevenção e Tratamento ao uso de drogas. A Prevenção ocorre através de
ações no qual o profissional de Serviço Social é inserido para identificar esse problema como uma expressão da questão social, desenvolvendo estratégias de combate ao uso de drogas e conscientizando seus usuários acerca dos efeitos físico, biológicos, psíquicos e sociais.
Ely (2003, p.115), faz um breve apontamento sobre o Serviço Social e a interdisciplinaridade que permite uma atuação em diferentes espaços ocupacionais:
Portanto, o Serviço Social, ao buscar novas formas de executar seu trabalho direciona seu envolvimento na ação interdisciplinar, compartilhando um espaço de troca mútua entre as especificidades do conhecimento e ultrapassando, no atendimento da complexidade das suas demandas, os limites de sua especialidade (ELY, 2003, p.115).
Segundo o apontamento de Ely, o profissional de Serviço Social tem embasamento teórico-metodológico e ético-político suficiente para atuar com qualidade e responsabilidade em qualquer área de atuação, pois ele trabalha com as diferentes demandas e com diversas manifestações da questão social.
...