A Ilustraçao Da Sociedade
Exames: A Ilustraçao Da Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vyktor • 28/3/2014 • 426 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
1- Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
R= Neste período, com a expansão comercial, o lucro se torna o principal objeto da economia, gerando riqueza e prosperidade para os comerciantes burgueses, diante disso, nasce a necessidade de racionalizar e planejar o desenvolvimento de novas tecnologias, ou seja, construir máquinas para acelerar a produção em larga escala de produtos que supram as necessidades humanas.
2- Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na Ilustração acerca da política, do poder e do governo.
R= Sociedade Contratual: representada por sistemas legais, políticos e administrativos convenientes.
Poder: construção lógica e jurídica independente de quem ocupa, de forma temporária e representativa.
República: forma de governo baseada na legitimidade popular, à defesa da igualdade jurídica, da democracia e da liberdade de manifestação pública.
3- Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da Sociologia.
R= Em sua obra “A Riqueza das Nações”, Adam Smith focou o trabalho, ou seja, a produtividade como grande fonte de produção e valor, desvendando assim a origem da riqueza. Continuou seus estudos no livro “Teoria dos Sentimentos Morais”, afirmando que a vida social humana está fundada em sentimentos de benevolência e simpatia tornando público e notório que o homem depende da sociedade para tudo, despertando assim, o estudo da sociologia como ciência.
4- Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
R= A observação (experimentação), a existência dos direitos naturais, a crítica ao absolutismo, à defesa da igualdade jurídica e a razão.
5- “Uma vez que homem nenhum possui autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens”. (p.25)
Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre outro? Por quê?
R= Não, porque ele acreditava que só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer sua soberania.
b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?
R= O que legitima esta autoridade é o interesse comum, que os homens renunciam suas necessidades particulares em favor da coletividade.
...