A Importancia Do Serviço Social No CAPS
Monografias: A Importancia Do Serviço Social No CAPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1214rani • 31/8/2014 • 1.917 Palavras (8 Páginas) • 2.853 Visualizações
INTRODUÇÃO
O projeto tem como objetivo analisar a importância do Serviço Social no CAPS, em meio ao processo de ressocialização dos usuários, bem como apresentar uma breve contextualização aos portadores de transtornos mentais. Cuja pesquisa é: O serviço social é de suma importância no CAPS?
No contexto social pessoas que possuíam transtornos mentais eram discriminadas, ou seja, eram consideradas pessoas de risco para a sociedade sendo excluídas do convívio social e submetidas ao isolamento em hospitais psiquiátricos em condições insignificantes.
Atualmente essa discriminação mais uma vez continua diante de uma sociedade desigual e capitalista, contribuindo no individualismo e na violação de direitos.
Na Constituição Federal de 1988, segundo o Art. 5º ¨ Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza¨ e no artigo 196 ¨ A saúde é direito de todos e dever do estado¨. Com isso, o serviço social tem o compromisso de garantir os direitos dos usuários, em sua própria autonomia. Devendo o estado buscar a promoção, a proteção e a recuperação do bem estar físico mental e social dos cidadãos.
Conseqüentemente a prática do Serviço Social na área da saúde mental, vem contribuir para a inclusão dos usuários com transtorno mental, os inserido na sociedade.
O Manual do Ministério da Saúde de 2004 nos apresenta o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, como um novo serviço de Saúde Mental, onde afirma que:
Os CAPS são instituições destinadas a escolher os pacientes com transtornos mentais. Estimular sua integração social e familiar apoiá-lo em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica”. (BRASIL, 2004: 09).
DELIMITAÇÃO DO TEMA
O Projeto tem como objetivo analisar a importância do Serviço Social no CAPS, em meio ao processo de ressocialização dos usuários, bem como apresentar uma breve contextualização aos portadores de transtornos mentais. Cuja pesquisa é: O serviço social é de suma importância no CAPS?
FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS
GERAL:
Verificar a atuação do Serviço Social em Saúde Mental, bem como descrever das práticas profissionais, analisando a importância do Serviço Social junto ao CAPS, avaliando sua importância no processo de ressocialização dos usuários,
ESPECIFICOS:
A ressocialização dos usuários em meio aos seus direitos perante as leis
Refletir sobre os avanços na área da saúde mental
A importância da atuação do Assistente Social
JUSTIFICATIVA
É possível demonstrar que as pessoas consideradas loucas possam assumir diversos papéis na sociedade, pois a doença não resulta apenas de uma contradição entre homem e meio natural, mas também entre indivíduo e sociedade, ou seja, o peso de assumir unicamente o papel de "doente mental" em uma sociedade é estigmatizante, assim ele deve ser reconhecido acima de tudo como individuo, sendo respeitadas as suas diferenças. Assim, "em termos práticos, os assistentes sociais precisam dar apoio ao movimento de Reforma Psiquiátrica e ás suas propostas de políticas sociais". (BISNETO, 2007. p. 194). total importância, porém "a atuação do assistente social, frente ao sofrimento mental, não se resume a restituir uma 'falta de cidadania' ou suprir direitos previdenciários: os problemas nessa área muito mais complexos e paradoxais". (BISNETO, 2007. p. 195).
O presente trabalho vem contribuir sobre a prática do Serviço Social e a importância do profissional na saúde mental, em meio à qualidade de vida dos usuários que acessam os serviços oferecidos no CAPS.
METODOLOGIA
Este projeto tem por base uma metodologia qualitativa caracterizada pela qualidade de informação, a busca por conteúdos interessantes e de fácil entendimento, considerado de total importância. Sendo de grande valia os dados descritivos sobre a saúde mental e a importância do serviço social, por meio de pesquisas estudadas por diversos autores. A partir de levantamentos bibliográficos.
REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Ao longo de toda a História, as pessoas que possuía algum um tipo de transtorno mental, sofriam preconceitos onde, "Foram-lhe atribuídas várias caracterizações: como deuses, experiência trágica de vida, possessão de demônios, poderes sobrenaturais". (BISNETO, 2007. p. 173).
Na Idade Média e no Renascimento, a loucura era causada por uma pedra no cérebro, e sua extração seria o 'caminho da cura'. (MACHADO, 2005. p. 38).
Qualquer diferença naquela época era imperdoável, mulheres consideradas bonitas, ou cientista, por dizerem que o sol era o centro do universo, eram levados á fogueira.
O tempo de confinamento veio no início do século XVIII, onde surgem as celas, prisões e correntes. Em fins do século XVIII surge do ponto de vista médico e humanitário, a doença menta.
Os movimentos psiquiátricos no Brasil aparecem vinculados a experiências européias ou norte americano bem avançado para aquele momento histórico, é interessante destacar que críticas em relação á realidade brasileira eram poucas.
O grande marco brasileiro realizado pela sociedade civil é: Rede de Alternativas Psi no início dos anos 70, no fim dos anos 70 e início dos anos 80 surge o Movimento dos trabalhadores de Saúde Mental, Movimento da Luta Antimanicomial no fim dos anos 80 e início dos 90.
O Movimento de Reforma Psiquiátrica iniciou-se, no Brasil, no final dos anos 70, e adquiriu maior visibilidade em 1987, mediante a 1ª Conferência Nacional Saúde Mental e do 2° Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental, em Bauru (SP) [...]. (MACHADO, 2005. p. 11).
Com o surgimento da Reforma Psiquiátrica os questionamentos e conhecimentos as práticas profissionais, tem outro meio de entendimento no processo em construção permanente,
...