A Indústria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Solução Para O Novo Senários Que A Apresenta
Artigos Científicos: A Indústria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Solução Para O Novo Senários Que A Apresenta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sara maglia • 18/3/2015 • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 525 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto
Curso: Administração
Disciplina : Economia
Nome do aluno (a):
Atividade: Economia
Tutor: Kelly Sinara Rezende
Introdução:
“A indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca solução para o novo senários que a apresenta”
Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no senário econômico e socialista capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo. Fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.
O Dr. João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do Nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.
Em 1965, o jovem João estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e
conhaque produzido pela indústria de Bebidas Pira, são referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.
A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsábidades da gestão para os filhos Paulo e Iram. Os funcionários foram pegos de surpresa, pois o Dr. João sempre conduziu com sobriedade e crisma a equipe, e todos temem que a falta de qualificação profissional de Paulo e Iram no desempenho da empresa. Até então, os filhos desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.
Paulo e Iram sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar. Embora o pai não tenha definido um prazo específico pra a saída da empresa, os irmãos consideram pertinente contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a indústria de Bebidas Pira.
O escritório de consultoria empresarial procura traçar o perfil Da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-las como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.
O organograma resumido da Indústria de Bebidas Pira é apresentado a seguir:
Passo - 1
A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores de Dr. João. Para realizar está atividade, foi construída uma tabela que apresenta imaginariamente as competências e habilidades ou deficiências, inerentes ao perfil de Paulo e Iram. Considerando o esquema abaixo com elemento norteador para o delineamento das competências essenciais.
Tabela 1
Competência e Habilidades dos Gestores Paulo Iram
Know-How x -
Aprender a Aprender x x
Ampliar Conhecimento - X
Compartilhar Conhecimento x -
Visão Global do Sistema - X
Trabalho em Equipe x X
Liderança x -
Motivação - -
Senso Crítico - X
Define Prioridades - X
Proativo x X
Avaliar a Sitiação x X
Empreendedor x X
Assume Riscos - X
Foco em Resultados x X
Auto Realização x x
Legenda: (X)Competência e habilidades identificada; (-) deficiência de habilidade competência e habilidade.
Passo - 2
No processo de sucessão, a análise das competências e habilidades de Paulo e Iram será decisiva para traçar o futuro da empresa. A partir da tabela de competência e habilidades desenvolvida no passo 01, indique aquelas que precisam ser aprimoradas nos futuros gestores, apresentados os argumentos para cada uma das competências e habilidades que são deficitárias.
Tabela 2
Competência e Habilidades deficitárias Paulo Iram
- x Paulo por conhecer bem o mercado e os clientes, e também por seguir a metodologia do Sr. João, tem dificuldade de aplicar o novo. Como tem um ótimo conhecimento do mercado e muitos contatos acredita que "se está dando certo não necessita de mudanças e inovações"
Compartilhas Conhecimento x - Iram, apesar de buscar conhecimento informações, tem certa dificuldade de repassar os mesmos aos seus subordinados, centralizar assim as tarefas ficando sobrecarrego
Liderança x Iram acaba tendo dificuldades em liderança, pois acaba tomando seu tempo com o operacional e sua gestão fica muito
...