A Juventude E Democracia: Um Olhar Sob A Escola
Por: Fabricio Mendes Pereira • 8/4/2023 • Projeto de pesquisa • 683 Palavras (3 Páginas) • 90 Visualizações
II Seminário de Avaliação do ProfSocio: “Juventude e democracia: um olhar sob a escola”
Pesquisa: A ofensiva liberal conservadora sob o bolsonarismo: um estudo dos livros no PNLD 2021 sociologia.
Mestranda: Fabrício Mendes Pereira
Linha de pesquisa: Educação, escola e sociedade.
Orientador: Prof.°. Dr.°. Jefferson Rodrigues Barbosa.
Tema: Esta tem por finalidade investigar o lugar das ciências humanas e da sociologia no Programa Nacional do Livro Didático 2021. De modo que a intenção é buscar através do levantamento bibliográfico e documental compreender o lugar que a sociologia ocupa após a contrarreforma do ensino médio, implementada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e nesse aspecto de compreender quais são as ameaças que sofre a educação que se propõe democrática e plural. Pois, temos disputas em torno do currículo capitaneada por grupos conservadores, que buscam o aparelhamento de setores importantes para a educação pública, como o da produção dos materiais didáticos, tendo como política central dentro desta área no MEC, o Plano Nacional do Livro Didático.
De modo que, na atual conjuntura, as influências de caráter conservador e revisionistas se constitui grave ameaça à educação nacional fundamentada em princípios científicos, uma vez que dentro do Ministério da Educação, e, no Plano Nacional do Livro Didático, se implementou a efetivação de uma Política Pública cujos princípios e fundamentos estão marcados por uma educação com pressupostos cientificistas. Onde se busca impor um caráter revisionista aos materiais a serem produzidos. Em específico, as alterações nos materiais didáticos da disciplina Sociologia e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Por isso a temática se mostra de grande relevância e importância na compreensão dos rumos e possibilidades, pois o Livro Didático tem uma grande contribuição na escola, principalmente no contexto de uma educação já precarizada e desregulamentada onde grande parte dos professores não têm formação específica na área, ficando assim dependentes do livro didático.
Objetivos:
Objetivo geral: Compreender como a configuração política ensejada pelos grupos conservadores de direita influenciaram nas políticas públicas para as ciências humanas no governo Bolsonaro.
Objetivo específicos: O objetivo deste projeto de pesquisa é buscar compreender como os grupos liberais conservadores influenciaram na composição do novo Plano Nacional do Livro Didático 2021 e na própria BNCC e como se expressam essas influências nas políticas públicas para educação no Governo Bolsonaro. E como isso influenciou no esvaziamento curricular de sociologia no PNLD 21.
Metodologia: Este é um trabalho de pesquisa bibliográfica e documental que busca na literatura científica e nos dados existentes sobre o tema. Analisando assim as produções cientificas do tema, os documentos oficiais e os livros didáticos resultantes do PNLD 21.
Desenvolvimento: Esta pesquisa tem como ponto de partida o PNLD 21. Pois O PNLD – Programa Nacional do Livro Didático é uma política pública de criação, seleção e distribuição de material didático que vem desde diversos governos, sendo, portanto, uma política de Estado que perdura por mais de 30 anos passando por 6 presidentes e mais de 15 ministros de Estado. Tendo passado por vários documentos e políticas públicas da educação: PCN, PCN+, OCN, DCN, BNCC. E atualmente faz a distribuição gratuita de materiais didáticos, em especifico os livros didáticos para escolas públicas em todo o território nacional.
...