A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Por: Layla Aparecida • 31/8/2018 • Trabalho acadêmico • 451 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
EDU 117 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Aluno: Layla Aparecida Pereira Matrícula: 88028
Questão 1
Skinner utilizava-se como argumento segundo o texto de que o Behaviorismo Metodológico possuíam poucos fatos relativos ao comportamento, principalmente ao comportamento humano, já que se utilizava de ratos e cães para a elaboração de sés experimentos. Os trabalhos que eram apresentados tinham em seu conteúdo estudos muitos rasos sobre os assuntos o que limitava o andamento das pesquisas e até mesmo o seu entendimento.
Além da causalidade mecânica, apresentada por Watson e Pavlov, a respeito dos dados relacionados ao comportamento na área de pesquisa relacionada aos reflexos e reflexos condicionados, acentuava a promessa tecnológica de uma ciência do comportamento, mas os exemplos que mostrava eram incompatíveis com um controle manipulador.
Questão 2
De acordo com Skinner os aspectos que respondem melhor esses problemas do behaviorismo radical podem ser organizados através da compreensão do texto que não ocorre à negação da possibilidade de alta observação, ou de autoconhecimento, ou da sua possível utilidade, mas questiona, por exemplo, a natureza daquilo que é sentido ou observado, para que assim possa ser conhecido, podendo também levar em consideração aspectos que tenham ocorrido dentro da “pele”.
“A introspecção e o que pode ser observado e sentido, não é nenhum mundo imaterial da consciência, da mente ou da vida mental, mas o próprio corpo do observador”.
Segundo Skinner é necessário fazer uma observação introspectiva em partes, para entender além do condicionamento do ambiente no comportamento humano.
Questão 3
Os termos e expressões mentalistas estão relacionados aos enfoques psicológicos que consideram o comportamento como um resultado de vários processos e agentes internos ou que sejam de outra natureza ou substância distinta daquela conduta a ser explicada à eles. Esses termos de mentalismos se relacionam aos fenômenos que estão envolvidos na privacidade que eles sejam fenômenos de natureza mental ou psíquica, sendo necessário que haja uma explicação e esclarecimento dos termos utilizados na época por não serem tão claramente assim objetivos em suas idéias fazendo com o behaviorismo radical traga boas contribuições aos estudos posteriores a eles.
Referências Bibliográficas
• Sério, T. (2013). O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 7(2), 247-261. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v7i2.554
• Zilio,Diego. Carrara, Kester (2008). Mentalismo e explicação do comportamento: aspectos da crítica behaviorista radical a ciência cognitiva. ACTA COMPORTAMENTALIA Vol. 16, Núm. 3 pp. 399-417. Disponível em http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/viewFile/18121/17242
...