A Pedagogia do Oprimido
Por: RAHYNARA • 30/10/2023 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
A obra, Pedagogia do Oprimido, aborda no capítulo 3 a Dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade, onde Paulo Freire faz em um primeiro momento uma busca do sentido da palavra verdadeira assumindo uma ação-reflexão pronunciando o mundo, transformando o mundo e modificando-o, ambas em sintonia recíproca, pois Freire coloca que a ação sem reflexão torna-se ativismo e reflexão sem ação, palavras ao vento. Palavra esta, que é direito de todo homem pronunciá-la, não somente por alguns poucos, mas por muitos, estimulando o diálogo que é principio de uma exigência existencial para libertação do homem.
Em um segundo momento o autor ressalta a educação dialógica e o diálogo como compromisso de amor com os homens, sendo este amor um ato de coragem em pronunciar a liberdade aos oprimidos, não como manipulação e sim, gerador de outros atos de liberdade. Entretanto Freire também expõe as diversas dificuldades de diálogos para as pessoas. Caracterizando alguns motivos que levam a essa falta de diálogo, como a insegurança, medo de superação e várias outras, pois, se não existe amor verdadeiro para com o outro não existe humildade, não existe fé e muito menos confiança.
Ainda segundo o autor, o diálogo começa na busca do conteúdo programático, onde ele confronta as relações: educador-bancário e educador-educando. Respectivamente, o trabalho pedagógico se dá através do diálogo em uma via de mão única, pois o saber pertence a um só, enquanto por outro lado ocorre o diálogo, com os saberes compartilhados, problematizados para a sala de aula.
Paulo Freire diz que nas relações homem-mundo, os temas geradores e o conteúdo programático desta educação devam ser investigados, questionados e debatidos na sala de aula, extraído da problematização da prática de vida dos educandos. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida valorizando o saber popular, através de uma metodologia conscientizadora.
Por fim, o autor trata sobre a significação conscientizadora através da investigação, para que o homem se liberte do conteúdo pronto e acabado e se torne um sujeito ativo do processo de busca do conhecimento, auxiliado por grupos que anteriormente procuraram conhecer as suas realidades cotidianas, para compartilharem os saberes nas salas de aula.
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