A Saúde Mental nas Carreiras Policiais
Por: VianaJr • 19/3/2023 • Projeto de pesquisa • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 63 Visualizações
ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DA 1ª PARA A CLASSE ESPECIAL
JOSÉ ALVES VIANA JUNIOR, JOSIMAR LIMA VERDE DA SILVA e JUAREZ LUSTOSA QUEIROZ
PLANO DE TRABALHO DE PESQUISA
A SAÚDE MENTAL NAS CARREIRAS POLICIAIS: UM NOVO PARADIGMA PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
Brasília
2023
JOSÉ ALVES VIANA JUNIOR, JOSIMAR LIMA VERDE DA SILVA e JUAREZ LUSTOSA QUEIROZ
PLANO DE TRABALHO DE PESQUISA
A SAÚDE MENTAL NAS CARREIRAS POLICIAIS: UM NOVO PARADIGMA PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
Projeto de Trabalho apresentado à Academia Nacional de Polícia no Curso de Aperfeiçoamento Profissional da 1ª para a Classe Especial.
Brasília
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Tema do Projeto de Pesquisa 3
1.1.1 Delimitação do Tema 3
1.1.2 Título do Trabalho 3
1.2 Problemas 3
1.3 Hipóteses 4
1.4 Objetivos 4
1.4.1 Geral 4
1.4.2 Específicos 4
1.5 Justificativa 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3 METODOLOGIA 7
4 ESTRUTURA DO TRABALHO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A saúde mental dos policiais nos tempos atuais tornou-se um paradigma construído sobre definições acerca de um padrão de comportamento policial a ser seguido nas situações de estresse psicológico durante a atividade policial e até mesmo no trato com problemas particulares, sem que estes venham a interferir no cotidiano emocional do servidor.
Este trabalho visa discutir e, sobretudo, evidenciar os fatores que prejudicam o controle emocional dos policiais, como as influências do meio social, o enfrentamento de problemas cotidianos, sejam eles em casa ou no trabalho, a formação familiar e intelectual a que se submeteu, bem como as tribulações que este profissional sofre no ambiente interno de suas corporações.
1.1 Tema do Projeto de Pesquisa
Este projeto tem como tema a saúde mental dos policiais brasileiros, fatores e consequências na atividade de segurança pública.
1.1.1 Delimitação do Tema
Devido à abrangência do assunto, delimitou-se o escopo deste trabalho às causas, consequências e formas de abordagem da problemática relacionada à saúde policial no Brasil.
A pesquisa deverá ser feita em artigos científicos brasileiros, sendo a busca realizada com os termos “saúde policial brasil”, “fatores emocionais policiais”, “segurança pública” e “políticas públicas brasileiras”, com o fim de evitar-se transcorrer sobre assuntos não afetos ao nosso país.
1.1.2 Título do Trabalho
A saúde mental nas carreiras policiais: um novo paradigma para segurança pública.
1.2 Problemas
A saúde mental dos profissionais de segurança pública, em especial nas carreiras policiais, tem sido objeto de preocupação crescente na sociedade. A exposição frequente ao risco de vida, ao trauma e à violência pode desencadear problemas psicológicos e emocionais que afetam o desempenho profissional e o bem-estar dos policiais, assim como comprometer a qualidade do serviço prestado à população. Nesse sentido, torna-se necessário responder aos seguintes questionamentos: Qual a situação atual da saúde mental nas carreiras policiais? Como identificar suas principais causas e consequências? Quais as possíveis estratégias de prevenção e tratamento?
1.3 Hipóteses
A falta de atenção à saúde mental dos policiais pode levar a problemas de desempenho e bem-estar, comprometendo a qualidade do serviço prestado à população, então a promoção da saúde mental dos policiais pode melhorar sua qualidade de vida e contribuir para a efetividade da segurança pública.
1.4 Objetivos
Para a realização desta pesquisa, definimos os objetivos em geral e específico, da forma como abaixo se demonstra.
1.4.1 Geral
Analisar a situação atual da saúde mental nas carreiras policiais no Brasil
1.4.2 Específicos
Os objetivos específicos são
- Identificar as principais causas e consequências da falta de atenção à saúde mental dos policiais
- Propor estratégias de prevenção e tratamento para promover a saúde mental dos policiais
- Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que valorizem e cuidem da saúde mental dos profissionais de segurança pública.
1.5 Justificativa
A saúde mental dos profissionais de segurança pública está intrinsicamente relacionada ao desempenho da função policial. Dessa forma, é preciso compreender as demandas emocionais e psicológicas que esse trabalho exige, a fim de promover uma abordagem mais integrada à segurança pública. Alguns dos principais desafios na área incluem as dificuldades para os profissionais lidarem com conflitos e situações extremas, a falta de recursos e treinamento adequado para lidar com questões emocionais, e a falta de valorização e cuidado da saúde mental dos policiais.
...