A Serviço Social
Por: Janiellyandrade • 20/2/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIENCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADEMICA DE DIREITO E SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ALINE LIMA MÊLO
JANIELLY CARNEIRO DE ANDRADE
Pesquisa de Campo com os Idosos
SOUSA
2015
ALINE LIMA MÊLO
JANIELLY CARNEIRO DE ANDRADE
PESQUISA DE CAMPO COM OS IDOSOS
Trabalho apresentado à disciplina “Família e Relações de Gênero” ministrada pela Profa. Maria da Luz Olegário- CCJS-UFCG, para obtenção parcial do terceiro estágio, semestre 2015.1.
SOUSA
2015
1 INTRODUÇÃO
O que explica o preconceito? Onde estão as verdades que norteiam nossa conduta em sociedade? Como se explica a exclusão do diferente? Por que barbarizar o ódio, o egoísmo e a aversão ao novo? A sociedade precisa manter seus padrões ou melhor suas regras sociais para existir? Diante de tais questionamentos o principal, até que ponto a vida do outro me atinge? As escolhas dele me diminuem enquanto ser humano?
E mediante as reflexões, percebemos que na sociedade em que vivemos, marcada pela binaridade, respeitar e se reconhecer no outro enquanto “semelhantes” é algo impossível, a medida em que a sociedade naturaliza que o seu tom de pele define seu caráter e sua conta bancária sua aceitação social. Assim, pensar acerca de uma terceira alternativa é crucial, tendo em vista, que as diferenças devem somar e não subtraí.
Diante deste novo contexto social, em que a constituição familiar ganha novos arranjos, interligados a noção de afetividade como forma concreta de união, tornar-se necessário um olhar coerente com as transformações, um olhar humano e principalmente uma postura de respeito, mediante as escolhas dos outros, onde cada indivíduo deve ter seus direitos preservados, mais precisamente o direito à vida e de ser arquiteto de suas construções (escolhas).
Portanto, o presente trabalho tem como objetivo demarcar a concepção dos idosos acerca da temática: A constituição familiar contemporânea e suas dimensões na vida em sociedade, onde busca-se observar os possíveis motivos que tenham favorecido essas transformações na categoria família.
Em relação à pesquisa é válido ressaltar, que foi realizada entre os dias 20 e 22 de novembro de 2015, na Zona Rural da Cidade de Sousa, sendo entrevistados 5 pessoas do gênero masculino e 5 do gênero feminino, apresentado idade superior aos 60 anos de vida.
O enfoque se desenvolverá em três momentos: primeiramente identificarei os sujeitos participantes da pesquisa, trazendo suas características. Posteriormente discursarei acerca da tradição e do preconceito e logo após, apresentarei as respostas dos entrevistados(as) e organizarei algumas frases de acordo com as categorias de análise.
- Identificação do sujeito:
- Caracterização
1 Entrevistado
Quantidade: 10 entrevistados
Idade: 66 anos
Gênero: Feminino
Grupo Social: Classe média alta
Grau de Escolaridade: Médio completo
Cidade: Sousa
2 Entrevistado
Idade: 67 anos
Gênero: Feminino
Grupo Social: Classe baixa
Grau de Escolaridade: não foi alfabetizada
Cidade: Sousa
3 Entrevistado
Idade: 68 anos
Gênero: Masculino
Grupo Social: Classe baixa
Grau de Escolaridade: não foi alfabetizado
Cidade: Sousa
4 Entrevistado
Idade: 77 anos
Gênero: Masculino
Grupo Social: Classe baixa
Grau de Escolaridade: não foi alfabetizado
Cidade: Sousa
5 Entrevistado
Idade: 74 anos
Gênero: Masculino
Grupo Social: Classe baixa
Grau de Escolaridade: não foi alfabetizado
Cidade: Sousa
6 Entrevistado
Idade: 62 anos Gênero: Feminino Grupo Social: Classe baixa Grau de Escolaridade: Pedagógico Cidade: Sousa |
7 Entrevistado
Idade: 74 anos Gênero: Feminino Grupo Social: Classe baixa Grau de Escolaridade: 2° Grau Completo Cidade: Sousa |
8 Entrevistado
Idade: 70 anos Gênero: Feminino Grupo Social: Classe média Grau de Escolaridade: Pedagógico Cidade: Sousa |
9 Entrevistado
Idade: 61 anos Gênero: Masculino Grupo Social: Classe média Grau de Escolaridade: Fundamental Incompleto Cidade: Sousa |
10 Entrevistado
Idade: 60 anos Gênero: Masculino Grupo Social: Classe baixa Grau de Escolaridade: Fundamental Incompleto Cidade: Sousa |
Entre o tradição e o preconceito: um lugar chamado exclusão
O homem é um ser social e, portanto, possui sua individualidade e diversidade, pois ao conviver socialmente adquire novas características, novos hábitos, atitudes, valores culturais. E, para sentir-se bem, precisa estar bem consigo mesmo e com os diferentes grupos sociais que conviva. Com isto, o homem vai adquirindo habilidades diversas, completando-se e completando a sociedade.
...