A Sociedade
Trabalho Escolar: A Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elissonnn • 24/9/2014 • 861 Palavras (4 Páginas) • 467 Visualizações
PROGRAMA ESPECIAL DE ADAPTAÇÕES E DEPENDÊNCIAS (PEAD)
Plano de ensino
Curso: Fisioterapia Ano/Semestre: 2014/2
Disciplina: Homem e Sociedade
Turno: Noturno
Docente: Mara Regina PagnussatBenke
Plantão: segunda-feira Horário: 18h10min às 19h Sala: 502
Ementa:
A origem humana das perspectivas biológica e cultural. O conceito antropológico de cultura. O significado do termo cultura: senso comum e científico; a simbolização da vida social, a diversidade cultural e as culturas nacionais. A cultura como visão de mundo. Etnocentrismo, relativismo cultural e as relações étnico-raciais. Identidade cultural na atualidade, diversidade e inclusão.
Objetivo Geral:
Instrumentalizar o corpo discente para analisar e interpretar a realidade social em suas dimensões antropológicas. Possibilitar uma compreensão crítica do ser humano em sua relação com a herança cultural e as constantes transformações da sociedade. Caracterizar a Antropologia como uma ciência que inicia com a compreensão biocultural do Homem, desenvolvendo posteriormente a concepção de cultura como construção simbólica.
Oferecer aos alunos espaço para a discussão de temáticas que permitam a compreensão das manifestações culturais que ocorrem na sociedade contemporânea seja de ordem da construção de identidades, da concepção de corpo, da cultura organizacional, da construção de valores e direitos, dos fenômenos e conteúdos da comunicação, e assim por diante.
Conteúdos ou assuntos a serem abordados:
1º BIMESTRE
1. O HOMEM
1.1 - Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus processo cultural.
Texto 1 -“As origens do antropos”, in GUERRIERO, Silas (Org.). ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. São Paulo: Ed. Olho D’água, 5ª. ed., 2004.
Texto 2 - “O determinismo biológico”; Texto 3 - “O determinismo geográfico”; Texto 4- “Ideia sobre a origem da cultura”, in LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17ª ed., 2004.
2. A CULTURA
2.1 - O significado do termo cultura: senso comum e científico. A simbolização da vida social, a diversidade cultural e as culturas nacionais. A antropologia e o estudo da cultura.
Texto1: “O que se entende por cultura”, in SANTOS, José Luiz dos. O QUE É CULTURA, SP, Brasiliense. Texto 2 - “Desenvolvimento do conceito de cultura”, Texto 3 - “Teorias modernas sobre a cultura”, in LARAIA, R.B.CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17ª ed., 2004.
2.2 - As principais características da cultura como visão de mundo: herança cultural e plano biológico, participação dos indivíduos na cultura, a lógica cultural.
Texto 1: ”A cultura condiciona a visão de mundo do homem”, Texto 2 - “A cultura interfere no plano biológico”, Texto 3 - “Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura”, in LARAIA, R.B. CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17ª ed., 2004.
2.3 – A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular e erudita; meios de comunicação; poder e cultura.
Texto1: “A cultura em nossa sociedade”, Texto2 - “Cultura e relações de poder”, in SANTOS, José Luiz dos. O QUE É CULTURA, SP: Brasiliense, 2006.
2º BIMESTRE
3. A SOCIEDADE
3.1 – Identidade cultural na atualidade: multiculturalismo, tribalismo urbano e pesquisa antropológica.
Textos: “Identidade cultural”, in GUERRIERO, SILAS (Org.) ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. São Paulo: Ed. Olho D’água, 5. ed., 2004. “Tão diferentes, tão
...