A Sociologia e o mundo moderno
Por: Brunolha10 • 26/10/2017 • Resenha • 582 Palavras (3 Páginas) • 3.814 Visualizações
A Sociologia e o Mundo Moderno
Octavio Ianni
De acordo com Octavio Ianni a Sociologia nasce no século XIX com o mundo moderno no mesmo período que ocorreu um maior número de movimento das forças sociais. Esse mesmo mundo moderno depende da sociologia, pois é através dela que ele pode ser explicado e compreendido, o seu principal símbolo pode ser considerado o capital.
Pensamentos de filósofos do século XVIII e XIX como o liberalismo, iluminismo entre outros tiveram uma grande contribuição para as ciências sociais e para a sociologia. Os acontecimentos da sociedade ocasionaram um grande desafio para os pensadores que por sua vez buscaram sugestões epistemológicas apresentadas por Vico, Rousseou, Hegel entre outros.
Todas as transformações e crises que ocorrem na sociedade civil podem ser consideradas como uma matriz da sociologia.
O século XIX é marcado pelos movimentos de protestos, greves e revoluções e ao analisar as revoluções sociais é um modo de conhecer a sociedade e as forças sociais, pois podem revelar claramente as relações, processos e as estruturas que de certa forma organizam a sociedade moderna. A sociologia surge “como uma forma de autoconsciência científica da realidade social”.
Para IANNI, (1989) comunidade e sociedade pode ser considerado o tema que se torna mais presente no pensamento sociológico estando presente em quase todas as obras. O pensamento sociológico é formado e transformado através do mundo moderno.
A sociologia surge contemporânea a idéia da modernidade e as duas surgiram na cidade e foram formadas em Paris no século XIX. Desde o seu surgimento o seu foco foi nas relações, processos e estruturas que compõem a sociabilidade humana na sociedade moderna. Sociedade moderna onde o homem abandona as suas tradições e religiões e as substitui pela razão. A sociologia possui a capacidade de constituir dimensões importantes do mundo moderno, “as expressões sociedade civil e estado nacional, comunidade e sociedade, ordem e progresso, entre outras, explicam e constituem muito desse mundo”.
O mundo moderno é caracterizado pelo poder, a ordem o progresso comanda a vida coletiva e do indivíduo tanto no campo como na cidade sem contar também às relações que se expressão na economia, política, religião, cultura etc. Hoje o capital, a tecnologia, a força de trabalho fazem parte da vida social mais que, no entanto são poderosas forças que se sobrepõem sobre as outras.
Portanto o papel da sociologia e alguns sociólogos é traduzir, mostrar como a razão pode explicar e compreender a realidade social procura limites e sombras que possam distinguir comunidade e sociedade, procura o lugar da razão em meio à correlação de forças. Weber e Marx foram sociólogos que não apenas procurou conhecer a sociedade moderna, mais também explicar como ela se formou e se transformou.
Considerações finais
Gostei muito do texto, pois através dele pude compreender qual o papel da sociologia que por sua vez é explicar e compreender o mundo moderno e a realidade social. O seu surgimento se deu no século XIX junto com o mundo moderno em meio às lutas sociais que ocorreram naquela época. Portanto a sociologia é de extrema importância para a compreensão da realidade social.
...