A TAXA ANALFABETISMO DA PULACAO DE 15 ANOS
Por: sarah008 • 30/6/2019 • Monografia • 914 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
Com a abolição da escravatura e tendo sido os afrodescendentes lançados à sua própria sorte, se deu início a um duplo processo de discriminação, que ajuda a explicar a persistência da pobreza relativa de negros. Por um lado, a discriminação econômica se deu pela transmissão intergeracional do baixo capital humano, em face de inexistentes políticas inclusivas (no sentido de equidade), reflexo das preferências elitistas do Brasil colônia, que tornava a escola um espaço para poucos e brancos. SEGUNDO O SENSO DE 2010 OS NEGROS REPRESENTAM 51% DA POPULAÇAO BRASILEIRA. A TAXA ANALFABETISMO DA PULACAO DE 15 ANOS É 13,4% DOS NEGROS, CONTRA DE 5,9% DOS BRANCOS.
O sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995). Em um livro clássico, chamado A integração do negro na sociedade de classes, disse o seguinte:
“A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. (...) Essas facetas da situação (...) imprimiram à Abolição o caráter de uma espoliação extrema e cruel”. As razões desse descaso ligam-se diretamente à maneira como foi realizada a libertação.
60% dos negros compoe a populaçao carceraria do Brasil, no estado do Rio de Janeiro 41% dos negros e 21,2% nao negros sao vitima de homicio de acordo com o IPEA
São estigmas herdados desde o tempo da abolição da escravidão e também pela ausência de políticas públicas efetivas para a real inserção da população negra na sociedade.
em 2014, 76% dos mais pobres no Brasil são negros.
acada 23 minutos morre um jovem negro
Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
Os dados reunidos sobre os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa são os seguintes:
- 95% são do sexo masculino
- 66% vivem em famílias extremamente pobres
- 60% são negros
- 60% têm de 16 a 18 anos
- 51%não frequentavam escola na época do delito
As principais infrações cometidas pelos menores são roubo e tráfico de drogas. Menos de 10% cometem homicídios ou latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
As infrações estão distribuídas assim:
- 40% deles respondem por roubo
- 23,5% por tráfico de drogas
- 8,75% por homicídio
- 5,6% por ameaça de morte
- 3% por tentativa de homicídio
- 3,4% por furto
- 2,3% por porte de arma de fogo
- 1,9%, latrocínio
- 1,1%, estupro
- 0,9%, lesão corporal
- 0,1%, sequestro
Fatores de risco
criança: Habilidades pouco desenvolvida e baixa resoluçao de problema; valores que enaltecem a agrassão; falta de empatia, temperamento irritadissimo; vinculo fragil com os pais.
familia: Abuso de drogas
...