A relação do massacre de Columbine com a potencializada cultura do armamento norte-americano e a violência urbana causada pelas armas de fogo
Por: Wilson Carlos • 3/10/2016 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 628 Visualizações
FPA – Faculdade Paulista de Artes
Sociologia – Prof.º Ricardo Freitas
Design – 1º semestre
Título: “Tiros em Columbine” (Bowling for Columbine)
Autor: MOORE, Michael
Dados editoriais: EUA, Canadá, 2002.
Palavras-chave: arma de fogo, violência, armamento, massacre de Columbine
Tema: A relação do massacre de Columbine com a potencializada cultura do armamento norte-americano e a violência urbana causada pelas armas de fogo.
Tese: A violência causada pelas armas de fogo não estão ligadas aos motivos que a população norte-americana costuma defender.
Suas alegações são: insegurança, autodefesa, proteção de familiares. Todas possuem em comum o fator do medo. Porém, o medo nunca é citado como o principal, mas como um desdobramento dos fatores anteriores.
A violência existe devido a um medo que não deveria existir. Um medo plantado intencionalmente, e camuflado, a fim de que as pessoas sintam a necessidade de se proteger. Se protegerem daquilo que elas veem. Daquilo que querem que elas vejam.
Inserir em sua população uma cultura pró-armamento, significa dizer, ainda que intrinsecamente, que com uma arma nas mãos, seus interesses serão preservados. E então, o empoderamento das armas de fogo contra a violência gera ainda mais violência, e mais insegurança, e inicia um ciclo que nunca se finda.
Estrutura argumentativa:
(24:50 - 27:00) - O poder esta intimamente relacionado ao direito de matar.
(32:00 - 33:00) - Livre acesso a armas de fogo, podendo compra-las em um supermercado.
(56:42 - 58:35) - Questão racial – demonização dos negros.
(1:01:33 - 01:02:22) - O numero de mortes cai em 20%, porém o numero de exibição de crimes na televisão sobe 600% (Cultura do medo)
Sinopse: O diretor Michael Moore, investiga e documenta, tendo como ponto de partida o massacre ocorrido no High School Columbine, a relação da cultura armamentista norte-americana e sua relação com a violência causada por armas de fogo nos Estados Unidos.
O crime, cometido pelos adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris, vitimou 14 alunos e 1 professor do colégio.
O objetivo do documentário é entender e questionar as origens dessa cultura bélica instaurada nos Estados Unidos. Quais as reais motivações e justificativas para o potente incentivo do armamento, quando a violência parece somente crescer, à medida que a quantidade de armas aumenta entre a população. Conforme a justificativa mais banal dada pela maior parte dos civis entrevistados, a motivação para ter uma arma é basicamente à mesma: defender a si próprio e a sua família.
O documentário relata também, o assassinato de Kayla Rowland, 6 anos, morta por um colega de classe, também com 6 anos na época.
O menino, Dedrick Owens, filho de uma mulher negra, pobre, e que trabalhava em 2 empregos para poder suprir suas necessidades básicas, encontrou uma arma na casa de seu tio e a levou para a escola.
A questão racial é tratada também como um fator determinante nessa cultura do medo. A demonização dos negros, o sensacionalismo midiático, e o racismo velado, fazem parte da insegurança tão mencionada pelos estadunidenses.
...