A Ética e Legislação
Por: Flávia Raposo • 9/6/2015 • Projeto de pesquisa • 743 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
Capitulo 9
1-Em que sentidos costumamos usar a palavra Política?
R:. Costumamos utilizar a palavra política de uma forma pejorativa, como algo ruim, que provoca somente desgraça, corrupção, roubos, dizer e fazer coisas somente para agradar as pessoas, prometer fazer coisas para a população e não cumprirem.
2- Cite outros sentidos que comumente atribuímos a politica e explique os?
R.:
3-O que queremos dizer quando relacionamos a política ás atividades do governo?
R:. O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sobre a forma do Estado levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais.
4-O que entendemos por política quando a associamos a atividades exercidas por especialistas e profissionais?
R:. A política parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita ”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.
5-Qual o significado da política mais corrente para o senso comum e social?
R:. O significa do mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares e frequentemente contrários aos interesses gerais dasociedade e obtidos por meios ilegal.
CAPÍTULO 6 - O CRISTIANISMO: INTERIORIDADE E DEVER
1- Quais as mudanças na ética antiga trazida pelo cristianismo?
R.: Primeiramente que a vida ética do cristão não é definida por sua relação com a sociedade, mas sim por sua relação espiritual e interior com Deus. E em segundo lugar, que somos dotados de vontade livre (ou livre-arbítrio), e que essa vontade dirige-se espontaneamente para o mal e o pecado.
2- Explique a concepção cristã do dever.
R.: A concepção cristã de dever é o cumprimento do que é ordenado pela lei divina, que funciona como um auxílio à vontade humana pervertida pelo pecado, sendo o caminho para que nos tornemos morais.
3- Quais são as virtudes cristãs?
R.: Virtudes teologais (a nossa relação com Deus): fé, esperança e caridade; Virtudes cardeais (qualidades que o nosso espírito devem adquirir para se aperfeiçoar, das quais todas as outras dependem): fortaleza/coragem, justiça, temperança e prudência; Virtudes morais (virtudes que concernem ao nosso comportamento exterior): sobriedade, prodigalidade, trabalho, castidade, mansidão, modéstia e generosidade.
4- Quais os tipos de condutas definidas pelo cristianismo?
R.: A conduta moral ou ética: que se realiza de acordo com as normas e regras impostas pelo dever; conduta imoral ou antiética: que se realiza contrariando as normas e regras impostas pelo dever; conduta indiferente à moral: quando agimos em situação que não são definidas pelo bem ou pelo mal, quando não existem as normas e as regras ou quando a desconhecemos.
...