APARELHOS DE ESTADO IDEOLÓGICO
Relatório de pesquisa: APARELHOS DE ESTADO IDEOLÓGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maricellmaa • 3/12/2014 • Relatório de pesquisa • 595 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
aparelho de Estado, e numa primeira fase substituir o aparelho de Estado existente por um completamente diferente.e depois em fases ulteriores iniciar um processo radical, a destruição do Estado e do poder do Estado.
OS APARELHOS IDEOLÓGICOS DE ESTADO
A diferença principal entre o AIE (aparelho ideológico de Estado) do A“R”E (aparelho “repressivo” de Estado) é que, um funciona pela ideologia e o outro pela repressão (violência).
Para o aparelho ideológico de Estado designamos instituições distintas e especializadas, propomos uma lista destas realidades que é claro precisa ser posta a prova, as instituições são as seguintes.
- AIE religioso (sistema das diferentes igrejas),
- AIE escolar (diferentes sistemas como escola publica e particular),
- AIE familiar,
- AIE jurídico,
- AIE político (a variação de partidos),
- AIE sindical,
- AIE da informação (radio, TV, imprensa, etc.).
- AIE cultural (Letras, Belas Artes, etc.).
Essas instituições do AIE são na maioria delas privadas, e as instituições do aparelho de Estado são inteiramente publicas, o que gera a duvida de como é que intuições privadas podem funcionar de forma ideológica?
Mas pouco importa se é publico ou privado, o que importa é o seu funcionamento e uma instituição privada pode sim funcionar perfeitamente com aparelho ideológico de Estado.
Os aparelhos ideológicos funcionam de
As funções psicológicas superiores, o desenvolvimento e aprendizagem e a zona de desenvolvimento proximal são conceitos que devem estar claros ao nos referirmos aos processos de ensino-aprendizagem segundo Vygotsky.
Funções psicológicas superiores se referem às experiências que são adquiridas durante a vida do sujeito, considerando este um ser que se relaciona com o mundo, sua cultura, por meio de instrumentos físicos e simbólicos. Assim, controle consciente do comportamento, atenção e lembrança voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, raciocínio dedutivo, capacidade de planejamento, etc., são exemplos destas funções, tipicamente e unicamente humanas, segundo Vygotsky - o precursor da psicologia moderna que considera o aspecto cultural no desenvolvimento físico e psíquico de cada indivíduo.
Quanto ao desenvolvimento e aprendizagem, Lev afirma que um está ligado ao outro, sendo que este último possibilita o despertar dos processos internos de desenvolvimento que ocorrem graças ao ambiente cultural. Para ele, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.
Assim, aqueles casos de indivíduos como as meninas-lobo - que cresceram sem relação com seres humanos, se comportando tais como lobos - nos permite entender este desenvolvimento ausente ou retardado ocorrido pela falta de situações propícias para o aprendizado.
Nesta relação desenvolvimento/aprendizagem surge o conceito de zona de desenvolvimento
...