AS RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
Trabalho Escolar: AS RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BARBOSSA • 28/3/2015 • 2.950 Palavras (12 Páginas) • 351 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2 TRATANDO A QUESTÃO DA VERBA PÚBLICA..................................................4
3 INTERPRETANDO A PARTICIPAÇÃO POPULAR.................................................4
4 O SENTIDO DA FALA NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES..............................5
5 JUSTIÇA SOCIAL,TRABALHAR E ESTUDAR......................................................6
6 AVALIANDO AS MANIFESTAÇÕES POPULARES................................................7
7 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
8 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata das Recentes manifestações populares no Brasil, tendo em vista à necessidade de se apreender com maior clarividência a intersecção entre essas manifestações que ocorreram no passado.
Nesse sentido, o interesse pela pesquisa surgiu a partir do estudo na literatura acerca desta temática. Isso porque quando se observa a interação que pode ser firmada entre as manifestações ocorridas, somado com a realidade social que vivemos no cotidiano, suscita a investigação do relacionamento entre o passado e o presente.
Daí procede à justificativa deste estudo, uma vez que a sociedade contribui e reflete o contexto em que está inserida, pois a influência dessas manifestações é algo verificável tanto na literatura, como em amostras de estudos qualitativos percebendo de que forma a sociedade foi conscientizada ao longo dos acontecimentos.
Tendo como objetivo geral realizar uma discussão em torno dos movimentos sociais, seu engajamento e sua influência no processo pelos direitos de cidadania. Utiliza-se para dar suporte ao mesmo de objetivos específicos envoltos na busca por Tratar a questão da verba pública, Interpretar a participação popular, Compreender o sentido da fala das manifestações populares. Refletir sobre a justiça social, trabalhar e estudar, e por último Avaliar as manifestações populares.
Sendo assim, visa contribuir para melhor compreensão das manifestações populares de protesto e insatisfação como aquelas que vimos em nosso País nesses dias passados.
2 TRATANDO A QUESTÃO DA VERBA PÚBLICA
A cada dia, o povo brasileiro tem o conhecimento do dever do Estado de prestar serviços de melhor qualidade para a população e que impostos e taxas são cobrados para serem transformados em verba pública. É de se esperar deste governo que cumpra na distribuição correta desta verba, seja no sentido coletivo ou para infra-estrutura industrial. O saneamento básico, a saúde, o transporte público, a educação, etc. São exemplos de serviços essenciais necessários à população provida pelo Estado, que traz uma renovação diária ao trabalhador. A maior parte da população dia-a-dia nas grandes cidades mundialmente falando precisam de serviços que facilitam o desempenho profissional. Por exemplo, o transporte público.
Mas é notável que o dinheiro do Estado não só é gasto para as necessidades básicas diariamente usadas pela população, como também na infra-estrutura industrial para assim estarem em atividade. Podemos fazer referência das barragens, usinas, ferrovias, rodovias, etc.
O que traz a insatisfação popular é a forma desigual e irresponsável que esta sendo distribuída esta verba pública, pois os governantes eleitos pelo povo têm feito investimentos altíssimos, não se preocupando com a qualidade de vida da população, prejudicando a mesma. Atualmente observamos os altos gastos em construções de estádios e usinas nucleares, pondo em risco a saúde coletiva.
3 INTERPRETANDO A PARTICIPAÇÃO POPULAR
De forma geral, Participação Popular compreende as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem para influenciar a formulação, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas e/ou serviços básica na área social (saúde, educação, habitação, transporte, saneamento básico, etc.). Outros sentidos mais correntes de participação são a modernização, a integração dos grupos marginalizados e o mutirão. (Valla et al.,1993)
Não há indícios na realidade brasileira que a modernização tenha aumentado a participação popular nas ruas como também tenha melhorado a qualidade de vida da maioria. Com o progresso das novidades tecnológicas e culturais estariam modificando a sociedade e levando ao consumismo, fazendo com que a população fique centralizada nas mãos de técnicos e na burocracia governamental, pois mesmo com altos investimentos, superando atrasos tecnológicos e culturais, grande parte das favelas em capitais brasileiras não possui saneamento básico, as enchentes continuam trazendo conseqüências, e o transporte público permanecem apresentando as mesmas dificuldades.
.A pobreza é um problema da grande maioria da população, e há quem diga que ser pobre é ficar de fora da sociedade, porque são ignorantes e culpados de viver esta situação, com isso, eles não têm o incentivo necessário, para poderem participar do desenvolvimento econômico e cultural da nação.
Com base neste princípio surge o Projeto de Integração dos Grupos Marginalizados, tendo em vista integrar os chamados excluídos, na nossa sociedade, através de vários programas governamentais e religiosos.
O que observamos de fato é que estes grupos sempre estiveram dentro da sociedade, mas com participação desigual, sem a garantia de empregos, bons salários e serviços básicos para sua sobrevivência. Na verdade o que esta Integração precisa é assegurar estes benefícios aos marginalizados.
O governo de um país tem responsabilidades com a população seja serviços básicos, controle de epidemias e outras ações, o interessante é que quando este não consegue dar conta de um determinado problema, convoca a participação popular em forma de mutirão, onde expõem a população, principalmente,
...