ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Artigo: ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rdgantunes • 12/9/2014 • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 323 Visualizações
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Autor: Rodrigo Antunes Almeida
Professor orientador: Hebert Junior
Introdução
Este estudo é direcionado aos trabalhadores e tem como foco demonstrar as conseqüências do assédio moral no trabalho, com fundamentos jurídicos pretende-se ainda demonstrar que o assediado tem direito a tutela jurisdicional do estado.
Objetivos
A evolução do assédio moral, como ele é praticado, as espécies de assédio moral, a degradação das condições de trabalho, as conseqüências nas relações afetiva, social e a saúde física e mental da vitima e Fundamentos jurídicos (fundamentos constitucionais e princípios fundamentais da lei do Trabalho).
Hipótese
O assédio Moral é um problema enfrentado pela sociedade, gerado por um conjunto de fatores, tais como desenvolvimento social e globalização. Ele se manifesta através de situações vexatórias com o intuito de expor o profissional a humilhações, ameaças e constrangimentos, os sintomas do assedio moral são diversos onde homens e mulheres reagem de forma diferente. São sujeitos da relação de Assédio Moral o Agressor e a Vitima.
No Brasil não existe lei especifica que regulamente o Assedio Moral, podendo ser julgado pelo artigo 483 da CLT.
Métodos e Recursos
Entrevistas realizadas com 870 homens e mulheres vítimas de opressão no ambiente profissional revelam como cada sexo reage a essa situação (em porcentagem)
Sintomas Mulheres Homens
Crises de choro 100 50
Dores generalizadas 80 80
Palpitações, tremores 80 40
Sentimento de inutilidade 72 40
Insônia ou sonolência excessiva 69,6 63,6
Depressão 60 70
Diminuição da libido 60 15
Sede de vingança 50 100
Aumento da pressão arterial 40 51,6
Dor de cabeça 40 33,2
Distúrbios digestivos
...