ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO
Exames: ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mxky71 • 2/3/2014 • 4.717 Palavras (19 Páginas) • 372 Visualizações
POLO PADRÃO
Curso de Administração
Disciplina de Gestão do Conhecimento
ELMA YAMAKAWA RA 423435
FABÍOLA VILLAGRA RA 426368
JAQUELINE DA COSTA ROCHA RA 427774
LAÍS COELHO RA 418481
MÁRCIO KEITI HIRAMOTO RA 427337
“Produção de relatório, a partir das etapas da ATPS”
Professora EAD: Cassiana Navarrete Néris
Tutor a Distância: Profº Maurício Dias
Campo Grande - MS
Junho/2013
ELMA YAMAKAWA RA 423435
FABÍOLA VILLAGRA RA 426368
JAQUELINE DA COSTA ROCHA RA 427774
LAÍS COELHO RA 418481
MÁRCIO KEITI HIRAMOTO RA 427337
“Produção de relatório, a partir das etapas da ATPS”
Campo Grande – MS
Junho/2013
SUMÁRIO
Introdução 04
A Gestão do Conhecimento 05
Conhecimento Tácito e Explícito e Modelo Seci 06
BA: A Criação do Conhecimento 08
O Conhecimento acelera a Inovação 09
Entrevista Local 10
Dificuldade na Implantação e Cluster 12
Considerações Finais 14
Referências Bibliográficas 15
Anexo I 16
Anexo II 18
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS, vamos mostrar como a Gestão do Conhecimento está sendo usado nas empresas, e propor um maior conhecimento sobre o assunto. A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico, para as empresas tomarem as decisões certas em relações a seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e para a vida de produtos e serviços da empresa, identificar as fontes de informações e gerenciar conhecimentos. Ainda há muitos desafios para serem vencidos na Gestão do Conhecimento, sendo a forma de influenciar o comportamento do trabalhador a maior delas, pois, o saber e o fazer são a maior riqueza, e as empresas estão investindo cada vez mais em colaboradores com maior nível de conhecimentos.
As grandes empresas estão se aperfeiçoando e se inovando principalmente na parte tecnológica, e assim conseguir uma maior vantagem competitiva.
A disseminação do conhecimento dentro de uma organização não é uma tarefa das mais fáceis, e os gestores têm buscado maneiras de fazer essa propagação de maneira eficiente e eficaz. O método SECI, de Nonaka e Takeuchi, é um dos mais difundidos e amplamente utilizados pelos gestores do conhecimento.
Vamos falar também, sobre Cluster que é a concentração de empresas de um mesmo setor de atividade e organizações como fornecedores de insumos e serviços, instituições culturais e de ensino, associações de classe que competem, mas também cooperam entre si.
Essa união através do cluster gera muitas vezes, maiores benefícios, do que se cada empresa buscasse individualmente.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
É uma ferramenta da administração moderna, aplicada em grandes e médias organizações, diminuindo os custos com produtos e investindo em colaboradores com maior nível intelectual, pois a maior riqueza é o saber e o fazer e as empresas estão investindo em colaboradores com maior nível de conhecimento. E quando eles conseguem dar suas opiniões e se fazer entender, se sentem valorizados e trabalham com dedicação total, eficiência, dinamismo e alegria, gerando uma maior vantagem competitiva.
Por falta de inovação tecnológica, alto custo para fazer todas as mudanças necessárias, as pequenas empresas ainda estão longe de aplicar esse método, e não conseguem competir com as maiores potências nacionais e mundiais.
“Gestão do Conhecimento é o conjunto de sistemas no qual o maior capital é o intelectual, aumentando a capacidade de solucionar problemas de uma forma mais eficiente e cujo objetivo é gerar vantagens competitivas” (Profº Luís Carlos)¹.
“Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. As empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam disso.”
As duas definições deixam claro que os colaboradores requisitados nas grandes empresas precisam ser muito bem capacitados, com visões criativas e transformadoras e com maior nível de conhecimento intelectual para resolver com maior rapidez os problemas que aparecerem nas organizações.
O objetivo principal da GC é compartilhar o conhecimento tácito e o explícito de determinado local, fortalecendo a sua visão de futuro, fazendo a empresa prosperar. Essa inovação pode ser utilizada em empresas privadas, órgãos governamentais e instituições de ensino.
Empresas como a
...