As Ciências Aplicadas
Por: y finiminicraf • 7/4/2021 • Trabalho acadêmico • 2.235 Palavras (9 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CIÊNCIAS APLICADAS – SEGMENTO 2 – 1º TRIMESTRE
Lista de exercícios
Oficina: De Cara Nova | Sala:218 |
Aluno(a): Matheus Hernandez | Equipe:4 |
Professora: Ana Paula | Data: 10/03/2021 |
MEIO AMBIENTE, ARQUITETURA E ALTERIDADE
|
1) (UEFS) Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo. Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir
a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários(libera CO2 prejudicial ao ambiente)
b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado (seria mais plausível se fosse de grandes empresas q utilizam plástico)
c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.
d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.(amplicando sempre vai virar que nem o wall-e)
e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos. (isso só resolve uma coisa, e não a maioria)
2) A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambientes?
a) Água e solo.(falta ar)
b) Solo e ar atmosférico. (falta agua)
c) Ar atmosférico e água.(falta solo)
d) Ar atmosférico e subsolo. (falta agua)
e) Água, solo e ar atmosférico.
3) “Pesquisa feita pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) indicou os pontos mais quentes do Recife, as chamadas 'ilhas de calor'. O resultado do estudo aponta que, em um mesmo ambiente, a temperatura chega a variar até 13 graus. Em março deste ano, os meteorologistas registraram até seis graus acima da temperatura média esperada para o mês”.
G1, 03 abr. 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/brasil>. Adaptado.
Entre os aspectos ligados ao surgimento do fenômeno das ilhas de calor, podemos destacar:
(é o seguinte, a pergunta o q podemos destacar, ent n significa q td ta errado, só q a gnt pode destacar apenas a letra C)
a) a intensificação do aquecimento global.
b) a remoção da vegetação em áreas rurais.
c) a verticalização dos centros urbanos.
d) a expansão desmedida de áreas verdes.
e) a ampliação das áreas periféricas.
4) Para se adequar às normas ambientais atuais, as construtoras precisam prever em suas obras a questão do uso de materiais de modo a minimizar os impactos causados no local. Entre esses materiais está o chamado concregrama ou pisograma, que é um tipo de revestimento composto por peças de concreto com áreas vazadas, preenchidas com solo gramado. As figuras apresentam essas duas formas de piso feitos de concreto.
[pic 3]
A utilização desse tipo de piso em uma obra tem o objetivo de evitar, no solo, a
a) impermeabilização.
b) diminuição da temperatura. (não necessariamente)
c) acumulação de matéria orgânica. (obvio q não)
d) alteração do pH. (n sei nem explicar essa aqui)
e) salinização. (n sei o q é)
5) (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento. (n é pra sustentar)
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta. (n é pra garantir)
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento. (n sei explicar)
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente. (n é insustentável)
6) A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:
a) A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
b) A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
c) A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
d) A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
...