As Plantas Gimnospermas
Por: BIABAILARINA • 15/10/2018 • Relatório de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 622 Visualizações
Resumo
Este relatorio trata sobre as plantas Gimnospermas, suas principais características, ciclo reprodutivo, entre outras informações.
Abstract
This report talk about the gymnosperms, the main characteristics, the reproductive cycle, among other information.
Introdução
As gimnospermas são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes. A
gimnosperma brasileira é a Araucária , também conhecida como pinheiro-do-Paraná
A araucária é uma árvore do grupo das gimnospermas típica da região sul do Brasil
As gimnospermas são plantas vasculares, conhecidas principalmente por uma importante novidade evolutiva: as sementes. O nome desse grupo de vegetais, que significa “semente nua”, faz referência ao fato de não possuírem frutos envolvendo essas estruturas, que permanecem expostas.
As sementes possuem como função principal proteger e alimentar o embrião antes da germinação, por isso essa característica permitiu que essas plantas conseguissem dominar uma área muito maior que a das briófitas e pteridófitas. Essa estrutura reprodutiva é formada a partir do desenvolvimento do óvulo.
As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequoias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.
[pic 1]
Reprodução:
As gimnospermas não dependem de água para se reproduzirem. A produção de sementes, que abrigam os embriões, garantindo-lhes proteção e nutrição, permitiu que estas plantas ocupassem o ambiente terrestre. As reservas alimentares das sementes garantem desenvolvimento do embrião até o surgimento das primeiras folhas. A partir daí, a planta faz fotossíntese, processo que lhe fornece alimento para crescer.
As espécies de gimnospermas apresentam indivíduos hermafroditas ou de sexos separados. Elas tem reprodução sexuada, sem alternância de geração, diferente dos grupos anteriores. A Araucária ou pinheiro do paraná apresenta sexos separados.
As gimnospermas possuem estruturas reprodutivas chamadas estróbilos. Os estróbilos masculinos produzem o grão de pólen, que, em contato com estróbilo feminino, que contem os óvulos, da origem ao tubo polínico. Durante a formação deste tubo, uma das células do grão de pólen forma o gameta masculino que desce pelo tubo até o gameta feminino no ovário.
[pic 2]
Parte Experimental
Materiais:
- Microscópio;
- Material de Anotação
- Plantas gimnospermas
Procedimentos:
Nosso professor de Ciências nos levou para a parte externa do Colégio Photon, para falarmos sobre a gimnospermas. Depois que falamos sobre as plantas gimnospermas, na rua, nós voltamos até o laboratório e nosso professor, nos deu algumas plantas gimnospermas para identificarmos as características.
Resultados e Discussão
Fomos no laboratório da escola e observamos as plantas que o professor nos apresentou: plantas gimnospermas :pinheiro canadense, podocarpos, pinha e tuia.
...