As Questões Centrais da Imaginação Sociológica
Por: Bernardo Ramalho • 5/10/2018 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
Questões para debate – Imaginação Sociológica - G. Wright Mills
1) Resumo do argumento do autor para definir a imaginação sociológica: a sua tarefa e a sua promessa.
R: A sociedade pós revolução industrial acelerou todas as relações econômicas, e por consequência, as sociais, em nível local e global, criando uma desordem social intensa com a sensação de estarmos encurralados pois as velhas maneiras de pensar e sentir entraram em colapso. Essa confusão social impede que o trabalhador veja um futuro definido criando uma alienação social e moral, e mesmo quando ele tenta conquista-la, com frequência sua energia moral se esgota.
A tarefa e promessa da Imaginação Sociológica é de libertar o indivíduo através da razão, para que possa compreender a história, biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade local e global e do que pode estar acontecendo dentro dele mesmo.
2) Séries de perguntas formuladas pelos analistas clássicos para entender sua realidade social.
R: A imaginação sociológica nos permite compreender a história e a biografia, de forma interdependentes ou isoladamente, dentro da sociedade. Cada conjunto das 3 perguntas se foca em um ponto, e abre questionamentos específicos para garantir o máximo de material de conhecimento das diversas relações sociais.
- A primeira representa um apanhando de questionamentos para explicar a estrutura de uma sociedade dentro dela mesma, como se mantem ou como se transforma, e como sua estrutura é quando comparada com outras.
- A segunda trata da biografia histórica da sociedade. Como ela foi e ainda é influenciada, ou como influencia, pelas transformações globais. Qual foi, qual é e qual será a mecânica de transformação dela.
- A terceira foca no indivíduo, questionando qual tipo predomina ou que irá predominar, como ele influencia e é influenciado pela sociedade e como sua “natureza humana” está sendo moldada.
3) Discussão sobre a distinção chave para a imaginação sociológica entre as perturbações pessoais e questões públicas.
R: A distinção chave entre perturbação privada e questões públicas é basicamente que a primeira surge a partir de questionamentos se os valores do indivíduo estão sendo ameaçados, e a segunda é se valores estimados pela sociedade estão sendo ameaçados, envolvendo quase sempre uma crise institucional. No exemplo dos refugiados podemos falar sobre a xenofobia que está praticamente presente em todos os países. Na perturbação privada o medo de cada indivíduo de perder seu emprego pela redução de vagas disponíveis, e a questão pública como sendo a segurança pública, uma vez que terroristas se passam por imigrantes apenas para abalar violentamente a estabilidade da sociedade alvo.
4) Qual o principal perigo do homem?
R: “A principal tarefa intelectual e política do cientista social (..) é deixar claros os elementos da inquietação e da indiferença contemporâneas”. Esses elementos, tais como métodos de produção alienantes, técnicas envolventes de domínio político e anarquia internacional, geram uma inquietação que causa a indiferença, afetando a qualidade de vida individual, a transformação da “natureza humana”, das condições e objetivos de vida. Separando a vida individual, de forma arbitrária, das grandes instituições das quais ele faz parte.
...