TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bob esponja analise critica

Por:   •  12/5/2015  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  3.337 Visualizações

Página 1 de 2

Bob Esponja calça quadrada é um desenho animado criado por um biólogo em 1984 nos Estados Unidos que conta as aventuras vivida por bob esponja e de seus amigos. O desenho se passa em uma cidade subaquática chamada Fenda do Biquíni, nessa cidade vivi bob esponja que mora em um abacaxi com seu caramujo de estimação, seu vizinho Lula Molusco. Bob Esponja e Lula Molusco trabalham no siri cascudo vendendo hambúrguer de siri para seu chefe Sirigueijo. Quando bob esponja não está trabalhando passam o tempo com seu melhor amigo Patrick, uma estrala do mar que mora debaixo de uma pedra. Patrick é totalmente alienado sem preceptiva nenhuma sobre sua vida.

O Bob esponja, personagem principal, vive para o seu trabalho toda a sua rotina se desenvolve em torno das funções realizadas em seu trabalho, retratando a classe trabalhadora (proletariado), pois seu papel na animação é totalmente alienado sendo explorado pelo seu chefe e por se deixa ser explorado como se fosse parte de seu trabalho, o Bob Esponja mostra o modelo ideal de trabalhador na sociedade capitalista, compreendendo os sentidos atribuídos pelo personagem ao seu trabalho na tentativa de ser  um  trabalhador ideal, que é mais uma construção  do sistema capitalista.

 Lula molusco, ao contrário de Bob esponja já reconhece a exploração de seu chefe (Sirigueijo) mais aceita essa condição e não faz nada para mudar essa situação. O seu Seringueijo, que só pensa em acumular e ganhar dinheiro, está no papel do capitalista (burgueses) pois ele detém os meios de produção (Siri Cascudo) e utiliza seus funcionários para ganhar cada vez mais dinheiro através da exploração da força de trabalho.

Ao analisar o desenho do Bob esponja para além da animação, percebe-se que está relacionado com a relação de capital e trabalho com as teorias de Marx e os conteúdo dados em sala de aula, onde a classe trabalhadora só tem a sua força de trabalho para vender em troca de um salário fazendo com que esses trabalhadores fiquem cada vez mais alienados, não se reconhece no processo de trabalho se transformando em mercadorias levando a (desumanização) nas relações sociais ou seja, a coisificação. Enquanto o capitalista cada vez mais explora a classe trabalhadora em troca da mais valia, fazendo com que essa relação fique cada vez mais alienada, ou seja O desenho ilustra o modo de produção capitalista na reprodução da exploração de trabalho e na extração de mais valia pela capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com